Porque a nova estrutura de servidores é a base dos data centers modernos

Por que a TI está lutando para atender aos requisitos das empresas modernas? 

Os dois grandes motivos para existir esse desafio são a escala e a complexidade. Os ambientes de TI estão maiores e mais diversificados do que nunca. 

A infraestrutura está mais dispersa no data center e abrange os serviços de nuvem e a borda da rede. Simultaneamente, uma série de novas cargas de trabalho estão mudando a maneira como as organizações gerenciam dados usando análises avançadas, aprendizado de máquina ou aplicativos baseados em contêiner recém-desenvolvidos.

Isso é realmente um grande desafio, pois as empresas modernas precisam que a TI seja, de fato, um diferencial para ter sucesso. Afinal, nesta economia digital em ascensão, é a eficácia com que as organizações processam seus dados que determina vencedores e perdedores.

Para ajudar a TI a se manter, uma grande variedade de inovações de infraestrutura de servidores está disponível agora e no horizonte próximo, incluindo NVMe, memória de classe de armazenamento e memória persistente. 

São novas arquiteturas, a exemplo da infraestrutura hiperconvergente, que também continuam tendo uma adoção crescente, ajudando a TI a lidar com a crescente escala e complexidade, detectando automaticamente as cargas de trabalho, analisando requisitos e fazendo recomendações.

Para se ter uma ideia dessa busca pela inovação na estrutura tecnológica, entre as organizações de TI que listam a modernização do data center como uma prioridade, 24% identificam a implementação de ferramentas de orquestração e automação de infraestrutura de TI como uma de suas cinco principais prioridades, de acordo com estudo feito pela Enterprise Strategy Group (ESG) em 2019.

A combinação de novas tecnologias de infraestrutura, automação avançada e soluções de negócio se tornou uma combinação perfeita para a construção de um ambiente de data center moderno.

Uma melhor percepção das soluções aplicadas ao negócio das empresas

Quase todo CIO deseja uma infraestrutura de data center feito sob medida para as necessidades específicas de sua empresa. 

O desafio é que poucas organizações, se é que alguma, realmente entendem seus requisitos de carga de trabalho. Essa falta de percepção fica geralmente exposta quando os aplicativos são transferidos para serviços de nuvem e a equação de custo muda.

Mesmo nos casos em que uma empresa tem uma boa noção da carga de trabalho, isso não significa que as expectativas correspondam à realidade. 

Por exemplo, cargas de trabalho baseadas em grandes arquivos geralmente sugerem que a carga de trabalho é principalmente sequencial de blocos grandes. As solicitações de metadados, no entanto, podem fazer com que pareça mais com um pequeno bloco aleatório. Isso ainda não responde à pergunta: como é a carga de trabalho na camada de computação, de rede e armazenamento?

As cargas de trabalho atuais exigem um certo nível de infraestrutura, e as novas cargas de trabalho que a TI gerenciará exigem um nível adicional de IOPS, largura de banda e capacidade. 

Hoje, o data center tem um conjunto muito mais amplo de opções de arquitetura à sua disposição

E opera em uma escala de infraestrutura muito maior. Embora várias arquiteturas possam servir aos mesmos aplicativos, algumas serão mais eficientes do que outras. Usar a opção mais eficiente economiza dinheiro e traz resultados positivos para as operações de negócio.

É por isso que a TI precisa de mais inteligência e insight sobre o seu data center e sua carga de trabalho. Entre as organizações pesquisadas pela ESG que listaram a modernização do data center como prioridade, 31% identificaram a IA e o aprendizado de máquina (Machine Learning) como um recurso integrado em produtos e soluções de TI como as cinco principais prioridades de investimento. 

Essencial, não uma escolha

Apesar da importância das soluções de IA e Machine Learning e de seus benefícios, as empresas ainda costumam usá-las com menos frequência do que poderiam. À medida que a TI se expande, no entanto, as informações de telemetria e os insights preditivos se tornarão ainda mais vitais.

O espaço da infraestrutura de TI e dos data centers modernos são muito grandes e diversificados para que qualquer organização entenda todas as capacidades. Ferramentas de inteligência de aplicativos baseadas em IA desempenharão um papel essencial na melhoria dos esforços de automação de TI no futuro.

Com mais de 12 anos de experiência em tecnologia da informação para o mercado corporativo, a All Computer Solutions se posiciona entre as 30 maiores empresas no seu segmento, com destaque no desenvolvimento de projetos e entrega de soluções End to End.

Sobre All Computer

A All Computer Solutions possui parceria com os maiores distribuidores de T.I. do mundo, mantendo assim o fornecimento em todo o território nacional com preços altamente competitivos e rápido prazo de entrega, aumentando a excelência de seus serviços.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.