Apocalipse do cryptojacking: como derrotar os quatro cavaleiros da mineração de criptomoedas

Apesar das flutuações de preços do bitcoin e de outras criptomoedas, o cryptojacking continua sendo uma ameaça grave — e muitas vezes oculta — para negócios, empresas de pequeno e médio porte e consumidores em geral.

E a mais discreta dessas ameaças é a mineração de criptomoedas pelo navegador, na qual formas populares de malware tentam transformar seu dispositivo em um robô de mineração de criptomoedas em tempo integral, chamado cryptojacker.

Para ajudá-lo a entender essa tendência de forma criativa, vou recorrer a meu treinamento clássico e exagerar um pouco. Se você olhar para a onda do cryptojacking como um apocalipse, assim como algumas de suas vítimas, os Quatro Cavaleiros seriam as quatro ameaças ao endpoint ou aos negócios:

  • Cavalo Branco: a energia que ele consome ou desperdiça
  • Cavalo Vermelho: a perda de produtividade pela limitação de recursos
  • Cavalo Preto: os danos que ele pode causar a um sistema
  • Cavalo Amarelo: as implicações de segurança decorrentes das vulnerabilidades criadas

Ao contrário do ransomware, que quer ser encontrado (para pedir pagamento), o cryptojacker é executado em segundo plano de forma invisível (mesmo que o gráfico de desempenho da CPU ou a ventoinha do dispositivo indique que algo esteja estranho).

Os criadores de ransomware mudaram de rumo ao longo dos últimos dois anos e passaram a usar mais o cryptojacking, pois a eficácia e o ROI de um determinado tipo de ransomware diminuem assim que ele é exposto em feeds públicos como o VirusTotal.

Como qualquer outra pessoa que administra um negócio altamente lucrativo, os cibercriminosos precisam sempre buscar novas maneiras de atender as suas metas financeiras. O cryptojacking está sendo usado para lidar com esse desafio.

Em abril de 2018, a SonicWall começou a acompanhar as tendências do cryptojacking, mais precisamente a utilização do Coinhive no malware. Ao longo do ano, observamos o recuo e o avanço do cryptojacking. Durante esse tempo, a SonicWall registrou quase 60 milhões de ataques de cryptojacking, com até 13,1 milhões em setembro de 2018. Conforme publicado no Relatório de Ameaças Cibernéticas da SonicWall 2019, o volume caiu durante o último trimestre de 2018.

Ataques globais de cryptojacking | De abril a setembro de 2018

A sedução da mineração de criptomoedas

As operações de mineração de criptomoedas tornaram-se cada vez mais populares, atualmente representando quase 0,5% do consumo de eletricidade no mundo. Apesar das fortes oscilações no preço, cerca de 60% do custo da mineração legítima de bitcoin é resultado de consumo de energia. Na verdade, enquanto eu escrevia este texto, o preço de um bitcoin era inferior ao custo da mineração legítima.

Com esses custos e risco zero em relação à compra e à manutenção de equipamentos, os cibercriminosos têm fortes incentivos para gerar criptomoedas com os recursos de outra pessoa. Dez máquinas infectadas com um cryptominer podem render até US$ 100 por dia; assim, o desafio para os cryptojackers é triplo:

  1. Encontrar alvos, ou seja, organizações com muitos dispositivos na mesma rede, especialmente escolas ou universidades.
  2. Infectar o maior número de máquinas possível.
  3. Manter seu caráter oculto durante o máximo de tempo possível (ao contrário do ransomware e mais semelhante ao malware tradicional).

Os cryptojackers utilizam técnicas semelhantes àquelas do malware para entrar sorrateiramente em um endpoint: downloads por direcionamento, campanhas de phishing, vulnerabilidades no navegador e plugins do navegador, entre outras. E, claro, eles miram no elo mais fraco — as pessoas — por meio de técnicas de engenharia social.

Estou infectado por cryptominers?

Os cryptominers estão interessados em seu poder de processamento, e o lucro dos cryptojackers depende do que eles roubam. A quantidade de recursos que eles obtêm de sua CPU depende dos objetivos.

Quanto menos energia é consumida, mais difícil é para os usuários desprevenidos perceberem. Roubos maiores aumentam os lucros. Em ambos os casos, o desempenho será afetado; mas, se o limiar for baixo o suficiente, poderá ser difícil distinguir um minerador de um software legítimo.

Os administradores de empresas podem procurar processos desconhecidos no ambiente, e os usuários finais do Windows devem abrir o Sysinternals Process Explorer para ver o que estão executando. Pelo mesmo motivo, os usuários do Linux e do MacOS devem investigar usando o Monitor do Sistema e o Monitor de Atividade, respectivamente.

Como defender-se contra cryptominers

O primeiro passo na defesa contra cryptominers é deter esse tipo de malware no gateway, seja com firewalls, seja com segurança de e-mail (segurança do perímetro), que é uma das melhores maneiras de remover ameaças de arquivos conhecidas.

Como as pessoas gostam de reutilizar códigos antigos, capturar cryptojackers como o Coinhive também seria um primeiro passo simples. No entanto, o Coinhive anunciou publicamente, em fevereiro de 2019, que encerraria as operações no dia 8 de março. O serviço declarou que já não era “economicamente viável” e que a “quebra” havia afetado gravemente o negócio.

Apesar da notícia, a SonicWall prevê que ainda haverá uma onda de novas variantes e técnicas de cryptojacking para preencher essa lacuna. O cryptojacking ainda pode se tornar o método favorito de agentes mal-intencionados em razão de seu caráter oculto; danos pequenos e indiretos às vítimas reduzem a possibilidade de exposição e prolongam o valioso tempo de vida de um ataque bem-sucedido.

Se o tipo de malware for desconhecido (novo ou atualizado), ele contornará os filtros estáticos na segurança do perímetro. Se um arquivo for desconhecido, ele será encaminhado a uma área restrita para que seja feita a inspeção da natureza do arquivo.

O sandbox multimotor Capture Advanced Threat Protection (ATP) da SonicWall é projetado para identificar e deter o malware evasivo que pode escapar de um motor, mas não dos outros.

Se você não tem um endpoint nesse cenário comum (por exemplo, em roaming no aeroporto ou no hotel), precisará implantar um produto de segurança de endpoint que inclua detecção de comportamento.

Os cryptominers podem operar no navegador ou ser distribuídos por meio de um ataque sem arquivo, de modo que as soluções legadas que você recebe gratuitamente com um computador não consigam detectá-los.

Um antivírus baseado em comportamento, como o SonicWall Capture Client, detectaria que o sistema quer fazer mineração de moedas e, em seguida, encerraria a operação. Um administrador pode facilmente colocar o malware em quarentena e excluí-lo ou, no caso de algo realmente causar danos aos arquivos do sistema, retornar o sistema para o último estado seguro detectado antes da execução do malware.

Com uma combinação de defesas de perímetro e análise comportamental, as organizações podem combater as mais recentes formas de malware, independentemente de qual seja a tendência ou a intenção.

 

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.