Maior universidade do Peru integra sua rede nacional com o Fortinet Secure SD-WAN

Caso de Sucesso

A Universidade César Vallejo é a maior instituição de ensino superior do Peru, com 107 mil alunos em seus 13 campi espalhados pelo país. Los Olivos é o campus principal, onde cerca de 40 mil pessoas estudam e trabalham.

A área de Inovação Tecnológica da universidade tem o constante desafio de gerir a comunicação, a segurança e a infraestrutura tecnológica de uma entidade dessa dimensão, sobretudo para concretizar sua visão: ser reconhecida como uma instituição inovadora. Assim, há muito anos a universidade se compromete em contar com ferramentas tecnológicas que permitam a conectividade à Internet de forma segura a alunos, professores e funcionários.

Antes da pandemia de covid-19, o objetivo da Universidade César Vallejo era conectar toda a população universitária em suas diferentes localidades, visto que oferecer acesso fácil e irrestrito ao conteúdo acadêmico e de pesquisa sempre foi uma prioridade. Por esse motivo, a entidade iniciou a implantação de diversas soluções Fortinet em todos os campi do país.

Com novas regulamentações frente à pandemia, as regras de conectividade mudaram, mas os desafios de segurança de TI permaneceram. A instituição migrou muitos de seus serviços para o digital para que alunos e professores pudessem se conectar remotamente e com segurança à plataforma virtual da universidade. Além de aulas, a plataforma disponibiliza vários aplicativos web e laboratórios virtuais.

 

Conectividade multiponto com segurança unificada

A Universidade César Vallejo possui campi espalhados por áreas geográficas distantes e com condições bem diferentes, sendo que alguns locais têm conectividade ruim devido à largura de banda limitada. Para superar esses entraves, a instituição implantou o acesso único à Internet para conectar todos os campi e operar de forma centralizada, com um único canal de saída. No entanto, devido às particularidades mencionadas e pela necessidade de garantir a conectividade, a universidade também instalou links dedicados para cada campus e uma conexão redundante, com diferentes prestadores de serviço, a fim de reduzir eventuais contingências.

Para gerenciar toda a rede comunicações, a universidade implementou o Fortinet Secure SD-WAN em cada campus. Além disso, o Fortinet Secure SD-Branch foi instalado para integrar o FortiGate next generation firewall com as soluções de switches para acesso seguro FortiSwitch e os pontos de acesso seguros FortiAP. A tecnologia melhorou significativamente a conectividade em cada campus, evitando interrupções nos serviços. O engenheiro Emerson Anibal Cajahuanca, coordenador de Infraestrutura e Inovação Acadêmica da Universidade César Vallejo, destaca como um diferencial da solução da Fortinet as funcionalidades SD-WAN e SD-Branch. “Se o link de um provedor tiver algum problema, nossa comunidade não será afetada porque a plataforma da Fortinet funciona perfeitamente para garantir que toda a navegação seja roteada para o outro provedor.”

A integração das soluções Secure SD-WAN e Secure SD-Branch garantiu uma arquitetura mais eficiente e segura das redes WAN e LAN, melhorando o serviço, a disponibilidade e a experiência dos alunos. Além disso, a plataforma é gerenciada a partir do console principal do FortiManager. “A solução completa da Fortinet nos dá mais visibilidade de tudo o que acontece em nossa rede. Agora sabemos quem está conectado e podemos aplicar políticas de segurança e controles para tornar a experiência mais segura. Com a Fortinet, temos controle sobre toda a rede de forma fácil, intuitiva e, acima de tudo, centralizada”, comemora Cajahuanca.

A integração da proteção contra ataques de dia zero de FortiSandbox com as soluções Secure SD-WAN e Secure SD Branch garante ainda mais segurança, com uma abordagem automatizada de proteção contra ataques de dia zero. Além disso, com a solução centralizada de relatórios e logs FortiAnalyzer, a equipe de TI da universidade recebe indicadores de rendimento e relatórios que oferecem visibilidade total dos eventos, gerando informes técnicos e de gerenciamento prontos para uso.

 

Solução eficiente e econômica

Como universidade, a César Vallejo possui aplicativos abertas na Internet e expostas a brechas de segurança. Portanto, o maior desafio era obter uma solução integrada para proteger suas redes LAN e WAN, mas que também fosse fácil de implantar (mesmo com a complexidade de uma grande rede) e tivesse gerenciamento simples, por meio de um único painel de administração.

Antes de implementar o FortiManager, a Universidade configurava de forma individual cada FortiGate, switches e pontos de acesso. Da mesma forma, eram geradas políticas de segurança específicas para cada dispositivo – o que demandava um esforço considerável da equipe de TI. Havia ainda o risco de alguma localidade ser ignorada ou uma política esquecida.

Com o FortiManager, esse processo passou a ser realizado com uma configuração única e aplicado automaticamente em cada um dos campi. Como resultado, o esforço da equipe foi reduzido, erros humanos passaram a ser evitados e o gerenciamento remoto foi otimizado. “Escolhemos a Fortinet não só pelo desempenho técnico, mas por sua integração, fácil implementação e por reunir tudo em um único console, com gerenciamento muito simples”, diz Cajahuanca.

Do ponto de vista da conectividade de rede, o impacto na instituição também foi significativo. Antes, a universidade tinha links MPLS para conectar os campi de diferentes localidades – um serviço caro em termos de largura de banda e suporte do provedor de serviços. Nesse modelo, um campus podia ficar incomunicável se o provedor tivesse problemas de conexão. Já com o Fortinet Secure SD-WAN, a universidade consegue excelente desempenho com alto nível de segurança e custo muito menor. “Hoje, com dois provedores de Internet diferentes, podemos garantir que todas as nossas aplicações críticas estejam conectadas ao nosso data center e funcionando. Além disso, com o Fortinet Secure SD-WAN

conseguimos não apenas saber qual link está ativo, mas também priorizar aplicações de acordo com sua importância na rede para manter a comunicação”, conta o coordenador.

 

Suporte: a chave para o sucesso

De acordo com Cajahuanca, outro aspecto de grande importância foi o apoio da equipe da Fortinet em todo o processo: “isso é algo que eu realmente gostei na Fortinet. O nível de integração entre a parte comercial e técnica tem sido crucial e nos dá confiança de que tudo que queremos fazer vai funcionar. Não só funcionará, como nos permitirá ir mais longe e obter mais benefícios técnicos e, acima de tudo, conectividade segura.”

Atualmente, a Universidade César Vallejo analisa os próximos passos que dará com a tecnologia implementada e avalia melhorias à sua rede. “Continuaremos adicionando soluções Fortinet para oferecer a mais alta segurança aos nossos usuários em todos os ambientes de conectividade”, conclui.

 

Para maiores informações, entre em contato conosco!

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.