Caso de Sucesso
A Universidade César Vallejo é a maior instituição de ensino superior do Peru, com 107 mil alunos em seus 13 campi espalhados pelo país. Los Olivos é o campus principal, onde cerca de 40 mil pessoas estudam e trabalham.
A área de Inovação Tecnológica da universidade tem o constante desafio de gerir a comunicação, a segurança e a infraestrutura tecnológica de uma entidade dessa dimensão, sobretudo para concretizar sua visão: ser reconhecida como uma instituição inovadora. Assim, há muito anos a universidade se compromete em contar com ferramentas tecnológicas que permitam a conectividade à Internet de forma segura a alunos, professores e funcionários.
Antes da pandemia de covid-19, o objetivo da Universidade César Vallejo era conectar toda a população universitária em suas diferentes localidades, visto que oferecer acesso fácil e irrestrito ao conteúdo acadêmico e de pesquisa sempre foi uma prioridade. Por esse motivo, a entidade iniciou a implantação de diversas soluções Fortinet em todos os campi do país.
Com novas regulamentações frente à pandemia, as regras de conectividade mudaram, mas os desafios de segurança de TI permaneceram. A instituição migrou muitos de seus serviços para o digital para que alunos e professores pudessem se conectar remotamente e com segurança à plataforma virtual da universidade. Além de aulas, a plataforma disponibiliza vários aplicativos web e laboratórios virtuais.
Conectividade multiponto com segurança unificada
A Universidade César Vallejo possui campi espalhados por áreas geográficas distantes e com condições bem diferentes, sendo que alguns locais têm conectividade ruim devido à largura de banda limitada. Para superar esses entraves, a instituição implantou o acesso único à Internet para conectar todos os campi e operar de forma centralizada, com um único canal de saída. No entanto, devido às particularidades mencionadas e pela necessidade de garantir a conectividade, a universidade também instalou links dedicados para cada campus e uma conexão redundante, com diferentes prestadores de serviço, a fim de reduzir eventuais contingências.
Para gerenciar toda a rede comunicações, a universidade implementou o Fortinet Secure SD-WAN em cada campus. Além disso, o Fortinet Secure SD-Branch foi instalado para integrar o FortiGate next generation firewall com as soluções de switches para acesso seguro FortiSwitch e os pontos de acesso seguros FortiAP. A tecnologia melhorou significativamente a conectividade em cada campus, evitando interrupções nos serviços. O engenheiro Emerson Anibal Cajahuanca, coordenador de Infraestrutura e Inovação Acadêmica da Universidade César Vallejo, destaca como um diferencial da solução da Fortinet as funcionalidades SD-WAN e SD-Branch. “Se o link de um provedor tiver algum problema, nossa comunidade não será afetada porque a plataforma da Fortinet funciona perfeitamente para garantir que toda a navegação seja roteada para o outro provedor.”
A integração das soluções Secure SD-WAN e Secure SD-Branch garantiu uma arquitetura mais eficiente e segura das redes WAN e LAN, melhorando o serviço, a disponibilidade e a experiência dos alunos. Além disso, a plataforma é gerenciada a partir do console principal do FortiManager. “A solução completa da Fortinet nos dá mais visibilidade de tudo o que acontece em nossa rede. Agora sabemos quem está conectado e podemos aplicar políticas de segurança e controles para tornar a experiência mais segura. Com a Fortinet, temos controle sobre toda a rede de forma fácil, intuitiva e, acima de tudo, centralizada”, comemora Cajahuanca.
A integração da proteção contra ataques de dia zero de FortiSandbox com as soluções Secure SD-WAN e Secure SD Branch garante ainda mais segurança, com uma abordagem automatizada de proteção contra ataques de dia zero. Além disso, com a solução centralizada de relatórios e logs FortiAnalyzer, a equipe de TI da universidade recebe indicadores de rendimento e relatórios que oferecem visibilidade total dos eventos, gerando informes técnicos e de gerenciamento prontos para uso.
Solução eficiente e econômica
Como universidade, a César Vallejo possui aplicativos abertas na Internet e expostas a brechas de segurança. Portanto, o maior desafio era obter uma solução integrada para proteger suas redes LAN e WAN, mas que também fosse fácil de implantar (mesmo com a complexidade de uma grande rede) e tivesse gerenciamento simples, por meio de um único painel de administração.
Antes de implementar o FortiManager, a Universidade configurava de forma individual cada FortiGate, switches e pontos de acesso. Da mesma forma, eram geradas políticas de segurança específicas para cada dispositivo – o que demandava um esforço considerável da equipe de TI. Havia ainda o risco de alguma localidade ser ignorada ou uma política esquecida.
Com o FortiManager, esse processo passou a ser realizado com uma configuração única e aplicado automaticamente em cada um dos campi. Como resultado, o esforço da equipe foi reduzido, erros humanos passaram a ser evitados e o gerenciamento remoto foi otimizado. “Escolhemos a Fortinet não só pelo desempenho técnico, mas por sua integração, fácil implementação e por reunir tudo em um único console, com gerenciamento muito simples”, diz Cajahuanca.
Do ponto de vista da conectividade de rede, o impacto na instituição também foi significativo. Antes, a universidade tinha links MPLS para conectar os campi de diferentes localidades – um serviço caro em termos de largura de banda e suporte do provedor de serviços. Nesse modelo, um campus podia ficar incomunicável se o provedor tivesse problemas de conexão. Já com o Fortinet Secure SD-WAN, a universidade consegue excelente desempenho com alto nível de segurança e custo muito menor. “Hoje, com dois provedores de Internet diferentes, podemos garantir que todas as nossas aplicações críticas estejam conectadas ao nosso data center e funcionando. Além disso, com o Fortinet Secure SD-WAN
conseguimos não apenas saber qual link está ativo, mas também priorizar aplicações de acordo com sua importância na rede para manter a comunicação”, conta o coordenador.
Suporte: a chave para o sucesso
De acordo com Cajahuanca, outro aspecto de grande importância foi o apoio da equipe da Fortinet em todo o processo: “isso é algo que eu realmente gostei na Fortinet. O nível de integração entre a parte comercial e técnica tem sido crucial e nos dá confiança de que tudo que queremos fazer vai funcionar. Não só funcionará, como nos permitirá ir mais longe e obter mais benefícios técnicos e, acima de tudo, conectividade segura.”
Atualmente, a Universidade César Vallejo analisa os próximos passos que dará com a tecnologia implementada e avalia melhorias à sua rede. “Continuaremos adicionando soluções Fortinet para oferecer a mais alta segurança aos nossos usuários em todos os ambientes de conectividade”, conclui.
Para maiores informações, entre em contato conosco!