4 razões pelas quais seu PC está lento e como corrigi-lo

Um computador lento é um problema dolorosamente familiar para muitos usuários corporativos. Pode haver vários motivos pelos quais um equipamento pode ficar lento. É importante identificar esses problemas com antecedência para restaurar o desempenho de volta ao normal.

Veja abaixo uma lista dos problemas mais comuns que levam a PCs com desempenho lento e como encontrar possíveis soluções para eles:

1.  CPU como gargalo

Gargalo é um termo geralmente usado com jogos. Mas o gargalo da CPU também pode acontecer com outras tarefas. O termo se refere a uma situação que ocorre quando o processador do computador não é potente o suficiente para atender às demandas da tarefa.

O afunilamento da CPU acontece quando você emparelha uma CPU de baixo custo com um hardware ou dispositivo de ponta, geralmente uma GPU. Por exemplo, digamos que você compre uma placa gráfica super rápida e usa com um processador de desktop básico. O processador “low-end” não será capaz de corresponder à velocidade da GPU. Isso causará um grande impacto no processamento geral.

Além disso, o software dependente da CPU também pode causar gargalos. Isso significa que as demandas de aplicativos superam em muito as capacidades da unidade de processamento. Outros tipos de software exigentes, como programas de modelagem 3D e edição de vídeo, também podem causar gargalos.

É fácil corrigir o gargalo da CPU. No entanto, encontrar a causa do problema não é. Para resolver adequadamente qualquer problema de gargalo, você deve primeiro descobrir o que está causando isso. Descubra se é a GPU ou um programa instalado que está causando o atraso obstruído.

Após erradicar a causa do problema, você pode remediar a situação. Normalmente, substituir um processador antigo ou de baixo custo por uma versão mais recente ajuda.

2.  O disco rígido é antigo

Um computador lento é um dos sinais reveladores de um disco rígido antigo. O ciclo de vida padrão de um disco rígido é de 3 a 5 anos. Embora existam histórias de discos rígidos que duram até uma década, não conte com isso.

Além de atrasos, outros sinais podem indicar que o disco rígido do seu PC está ficando velho. Há algum som estranho vindo do computador com baixa performance? Se o seu computador lento tem travamentos frequentes do sistema operacional, o disco rígido provavelmente é muito antigo.

Você pode substituir um disco rígido antigo. Na verdade, é recomendado antes que o atraso seja substituído por um erro fatal no sistema. Uma nova unidade de disco rígido não custará muito dinheiro. Na verdade, pode ser mais caro atualizar a RAM.

Se o resto do hardware do seu PC for tão antigo quanto o disco rígido, você pode querer considerar a compra de um novo computador.

3.  Espaço de armazenamento insuficiente

O computador armazena memória de diferentes maneiras. Geralmente, o computador armazena arquivos e programas instalados na unidade de armazenamento. Normalmente, a unidade de armazenamento é um disco rígido. Em computadores adquiridos nos últimos um ou dois anos, a unidade de armazenamento pode ser uma unidade de estado sólido (SSD).

Os computadores podem ficar mais lentos quando a unidade de armazenamento está cheia. Seu equipamento precisa de uma certa quantidade de espaço disponível na unidade de armazenamento.

Ele permite que a CPU troque arquivos e armazene arquivos temporários. A falta de memória torna essas tarefas difíceis ou impossíveis. Isso pode fazer com que o sistema operacional fique lento.

Você pode liberar espaço na unidade de armazenamento excluindo arquivos antigos e desnecessários. Exclua arquivos temporários para abrir espaço para novos. Desinstale programas que você não usa mais. Você também pode mover fotos e vídeos para um dispositivo de armazenamento externo.

4.  Falta de memória RAM

A memória RAM é a memória temporária “volátil” do computador. Ao contrário da memória armazenada, a RAM funciona apenas quando o dispositivo está ligado. O sistema operacional depende muito da RAM para executar tarefas sem problemas.

Não ter RAM suficiente para os processos que você está tentando executar pode fazer com que seu computador fique lento.

Atualizar a RAM é uma ótima maneira de melhorar o desempenho geral do PC . Mas, primeiro, certifique-se de que é a falta de RAM que resulta na queda de performance do computador.

Performance não pode impedir seus resultados

Transformar a força de trabalho significa capacitar a TI e os usuários finais com experiências de tecnologia que os mantêm produtivos e inspirados no trabalho.

Esses tipos de experiências começam com hardware personalizado para cada usuário único, mas continuam ao longo da vida útil do dispositivo, garantindo desempenho otimizado e fluxo de trabalho ininterrupto.

Trabalhe onde e como você precisar com as soluções Dell Latitude: laptops pequenos, leves e seguros projetados para mobilidade, produtividade e performance. Fique conectado com as principais opções sem fio, ferramentas de colaboração de alto nível e uma ampla gama de portas e acessórios.

Com o espaço de trabalho unificado da Dell Technologies, as soluções Dell Latitude podem simplificar o ambiente com automação e inteligência, garantindo que os usuários finais tenham o que precisam para se manterem produtivos, conectados e colaborativos.

Garanta que a TI tenha soluções proativas, preditivas e automatizadas para cumprir a promessa de um dia de trabalho moderno com o espaço de trabalho unificado da Dell Technologies.

As soluções Dell Latitude apresentam o Dell Optimizer com recursos Express e soluções de segurança, que continuam a inovar como os PCs comerciais mais inteligentes e seguros do mundo.

A tecnologia Dell redefine a inovação para produtividade máxima, garantindo que os produtos Latitude sejam menores e mais leves do que nunca, com telas de borda estreita e soluções de resfriamento avançadas, para que os usuários possam trabalhar confortavelmente em qualquer lugar.

Sobre All Computer

Com mais de 11 anos de experiência em tecnologia da informação para o mercado corporativo, a All Computer Solutions se posiciona entre as 30 maiores empresas no seu segmento, com destaque no desenvolvimento de projetos e entrega de soluções End to End.

A All Computer Solutions possui parceria com os maiores distribuidores de T.I. do mundo, mantendo assim o fornecimento em todo o território nacional com preços altamente competitivos e rápido prazo de entrega, aumentando a excelência de seus serviços.

Clique aqui e fale com nossos especialistas

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.