Desafios de desempenho da virtualização de desktops: a importância da infraestrutura de armazenamento

No momento atual, marcado pela ascensão dos regimes de trabalho flexíveis, a virtualização de desktops pode ser a tecnologia mais relevante para otimizar o gerenciamento de dispositivos clientes e fornecer uma experiência de usuário consistente.

Ao separar o sistema operacional e os aplicativos dos dispositivos clientes físicos, essa tecnologia ajuda a otimizar o gerenciamento, reduzir as despesas operacionais e facilitar a adesão aos requisitos de conformidade e segurança.

No entanto, configurar um ambiente de infraestrutura de desktop virtual (VDI) bem-sucedido para sua organização pode ser desafiador.

Vale ressaltar que, se não for projetada corretamente, a virtualização de desktops pode significar um desastre. Existem três fatores principais que determinam o sucesso do seu projeto de VDI:

  • Experiência do usuário consistente e aceitável pelos usuários finais;
  • Um ROI positivo que justifica essa mudança no modelo de computação da empresa;
  • Gerenciamento e escalonamento de armazenamento simples.

E o armazenamento é o elemento crítico para lidar com todos esses fatores. Isso porque ele desempenha um papel vital para permitir uma implantação de VDI bem-sucedida. Saiba mais a seguir!

Por que o armazenamento é importante para uma estratégia de virtualização de desktops?

Mudar para uma configuração de VDI pode ajudar a TI a promover um ambiente de trabalho muito mais flexível, em que mais tempo é gasto lidando com as principais funções do data center e menos esforço é despendido para lidar com operações de suporte ao hardware do usuário final.

No entanto, para ter sucesso nessa estratégia, é fundamental contar com uma infraestrutura de armazenamento condizente com sua demanda. Em geral, ela influencia, principalmente, os seguintes aspectos:

Desempenho

Em primeiro lugar, é preciso destacar que a carga de trabalho de VDI é altamente variável em termos de demanda de entradas e saídas. Considerando que a infraestrutura de armazenamento hospeda os desktops virtuais, ela deve oferecer suporte para que esses processos sejam desempenhados de maneira fluída.

Cada vez que um dispositivo cliente acessa o sistema operacional, aplicativo ou dados do usuário, ele gera solicitações de entrada / saída para a infraestrutura de armazenamento.

Como você pode imaginar, esse padrão de acesso não é distribuído uniformemente ao longo do dia. Há períodos de tempo em que muitos dispositivos clientes acessam grandes quantidades de dados da infraestrutura VDI e as matrizes de armazenamento de suporte.

Por exemplo, pela manhã, quando um grande número de dispositivos clientes inicializa simultaneamente, eles geram grandes quantidades de solicitações de E / S, também simultâneas, para os dispositivos de armazenamento.

Se o armazenamento não for capaz de atender a essas solicitações dentro de uma latência aceitável, os dispositivos cliente sofrerão atrasos e a experiência do usuário será comprometida.

O provisionamento excessivo de armazenamento pode ajudar a resolver esse problema, mas somente até certo ponto.

Isso porque um grande número de unidades de disco no sistema de armazenamento pode suportar uma demanda de entrada e saída por segundo (IOPS) mais alta. No entanto, isso é ineficiente em termos de custos.

Custos

Ao implementar uma estratégia de virtualização de desktops, você está, na verdade, movendo todo o armazenamento anexado do cliente, ou seja, todas as unidades de disco rígido locais (HDD), para o Data Center de sua empresa.

A infraestrutura de armazenamento que oferece suporte a implantações de VDI é mais cara do que os HDDs conectados ao cliente. Quando você combina a necessidade de muito armazenamento corporativo com a possibilidade de super provisionamento de capacidade para atender às metas de desempenho, os custos podem se tornar um problema.

O gerenciamento cuidadoso de sua estratégia de armazenamento é fundamental para atingir o melhor ROI.

Escalabilidade

Por último, as implantações de VDI são, normalmente, realizadas em fases, começando com uma implantação limitada e piloto, e estendendo lentamente para o restante da organização.

À medida que a implementação do VDI cresce para acomodar mais e mais usuários, é imperativo que o armazenamento seja capaz de escalar de forma simples e sem complicar o gerenciamento.

Quais os desafios no dimensionamento do armazenamento?

 

O dimensionamento do armazenamento para VDI pode ser especialmente complicado. Por um lado, você precisa garantir um desempenho realista. Por outro, enfrenta grande pressão para reduzir a estrutura subjacente a fim de reduzir.

Além disso, ao projetar um ambiente de virtualização de desktops, você precisa garantir que seu armazenamento não se torne um gargalo em um cenário de expansão futura.

É possível lidar com todas essas questões com uma eficiente infraestrutura de armazenamento.

De maneira simplificada, isso significa criar uma infraestrutura planejada de acordo com as demandas de VDI, levando em conta, também, a escalabilidade futura.

Você pode, por exemplo, implementar uma estratégia de armazenamento em camadas, que normalmente consiste em dois ou mais tipos de unidade em um único pool de armazenamento híbrido. Isso significa combinar diferentes tipos de drives, como SSD e HDD, para atender aos melhores níveis de desempenho com o menor custo.

Conclusão

A virtualização de desktops envolve uma série de aspectos críticos, dentre eles, garantir um bom desempenho. Para isso, contar com uma infraestrutura de armazenamento é essencial.

Isso porque suas máquinas virtuais precisam lidar com um alto volume de requisições de entrada e saída por segundo, e suas unidades de armazenamento precisam suportar essa demanda.

Logo, sua infraestrutura de armazenamento precisa ser corretamente dimensionada, além de contar com as tecnologias e equipamentos certos, a fim de alcançar o melhor custo x benefício.

Para evitar erros, como dimensionamento equivocado, retrabalhos e custos desnecessários, a melhor solução é contar com o auxílio de profissionais especializados e experientes em projetos de virtualização de desktops e em armazenamento.

Assim, é possível planejar e implementar a infraestrutura ideal para as suas necessidades atuais e futuras a um menor custo.

Nesse sentido, você pode contar com a ajuda da All Computer. Oferecemos serviços e produtos que garantem uma infraestrutura de desktops virtuais de alto desempenho.

Fale com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas! Preencha o formulário que entraremos em contato!

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Precisa de Ajuda?