Soluções de Software HPE Ezmeral

Proporcionando experiências de nuvem exclusivas para cargas de trabalho com uso intenso de dados da borda à nuvem

 

RESUMO EXECUTIVO

A realidade atual da transformação conduzida por dados

Os dados são o combustível da transformação empresarial. No entanto, preparar e aplicar dados à tomada de decisões é uma tarefa complexa. Implantar novas soluções de análise de dados rapidamente e de maneiras novas e inovadoras para construir valor para os negócios é outra área de foco. Em ambos os casos, aplicativos legados, silos de dados e ciclos de desenvolvimento lentos dificultam o progresso. Quanto mais dados forem exigidos por um aplicativo, mais difícil se torna para executar a manutenção desse aplicativo a partir de fontes de dados isoladas e em silos. Por exemplo, um ambiente complexo de machine learning (ML) depende de grandes quantidades de dados para ser decomposto em modelos.

De acordo com a Gartner, mais de 60% dos modelos de ML desenvolvidos com a intenção de operacionalizá-los, na verdade nunca o foram. Há muitos motivos para isso, mas a razão essencial é a falta de ferramentas para viabilizar e facilitar a operacionalização, que não se trata apenas de implantação.

Para obter valor dos dados com mais eficiência, as empresas estão transformando suas soluções locais baseadas em silos em implantações mais ágeis baseadas na nuvem. Para fazerem isso, estão recorrendo à contentorização de suas cargas de trabalho. Dados recentes da Gartner mostram que, até 2022, 75% de todas as organizações terão implantado contêineres.2 No entanto, essa é apenas parte da história. Contêineres são simplesmente uma infraestrutura – um meio de organizar aplicativos e dados. Geralmente, quando a contentorização é mencionada, imediatamente pensamos em tudo que está em execução em alguma nuvem. Entretanto, a IDC relata que 54% dessas novas cargas de trabalho baseadas em contêineres na verdade serão executadas no local.3 Fica clara a necessidade de uma solução unificada na borda, no local e na nuvem.

Este documento aborda os desafios que as empresas enfrentam à medida que se esforçam para acelerar suas iniciativas de transformação digital para melhorar a análise, a tomada de decisões e a capacidade de resposta do mercado, ao mesmo tempo que geram maior eficiência e portabilidade. Também compartilhamos as melhores práticas estabelecidas por meio de transformações conduzidas por dados bem-sucedidas.

 

Público-alvo

Este documento é destinado a CTOs e a arquitetos de infraestrutura e pode ser relevante para equipes de ciência de dados e Desenvolvimento e operações considerando uma infraestrutura contentorizada para operacionalização de dados.

 

Finalidade do documento

Este documento técnico corresponde desafios a abordagens inovadoras, porém diretas, para a implantação e a expansão de ambientes do Kubernetes, atualização de análises e modernização de aplicativos monolíticos legados.

 

DESAFIOS PARA ALCANÇAR UMA TRANSFORMAÇÃO CONDUZIDA POR DADOS

A transformação digital é uma iniciativa estratégica para a maioria das organizações corporativas que procuram obter insights de negócios a partir dos dados. Esses dados frequentemente ficam trancados em silos controlados por aplicativos legados, armazenados em cache para suportar aplicativos de borda ou armazenados em uma nuvem proprietária. Extrair os dados dos silos requer repensar o posicionamento dos dados, bem como a modernização e/ou a transformação de aplicativos. Ao combinar essas ideias, IA e machine learning podem acessar os dados para produzir os insights de negócios prometidos. Silos de dados e aplicativos legados com uso intenso de dados são a principal barreira a ser superada

Petabytes de dados empresariais são as entradas que alimentam IA/ML e geram insights de negócios, e esses dados – crescentes a cada ano – são armazenados em todos os lugares: no data center central, na borda e em várias nuvens públicas. Defender e proteger os dados onde quer que estejam armazenados, garantir que os aplicativos acessem os dados de que precisam, cumprir SLAs e prestar contas sobre o uso de cada recurso da organização são todos desafios constantes.

 

“Os recursos que conseguimos fornecer com essa plataforma de análise também
servem para capacitação de nossos clientes de negócios. Os cientistas de dados
ficam distribuídos por toda a empresa. Podemos capacitá-los com acesso à análise
como serviço, onde quer que eles estejam, e fazer isso com rapidez, economia
e arquitetura perfeita – tudo o que é importante.”

– Dave Carlisle, diretor de tecnologia (CTO) de TI da HPE

 

No mesmo nível do acesso aos dados, a implantação abrangente de cargas de trabalho via contêineres oferece muitos benefícios em relação às máquinas virtuais (VMs). A proliferação de contêineres e a necessidade de resiliência nas cargas de trabalho tornaram a orquestração de contêineres necessária – e o Kubernetes (K8s), um projeto de código aberto, se tornou efetivamente a solução de orquestração de contêineres padrão do setor.

O Kubernetes lida com muitos aspectos do gerenciamento de contêineres: detecção de serviços e balanceamento de cargas, reinicializações automáticas de contêineres, implantações e reversões automatizadas, otimização de recursos de host, entre outros. Com esse poder vem a complexidade na implantação e mudanças nos processos de desenvolvimento e TI. No entanto, o ecossistema exclusivo oferecido por cada grande fornecedor de nuvem para suporte ao Kubernetes confunde as organizações que procuram consistência e eficiência.

As empresas que desejam a flexibilidade para deslocar cargas de trabalho entre provedores de nuvem estão compreensivelmente preocupadas com a dependência de fornecedor.

A Hewlett Packard Enterprise descobriu que, à medida que as organizações lidam com o acesso aos dados e a implantação do Kubernetes em paralelo, comumente enfrentam os desafios a seguir.

 

Superando a gravidade dos dados

Grandes repositórios de dados exibem gravidade, tendendo a atrair a computação em direção aos dados. O acesso local aos dados é rápido e eficiente; o envio de grandes quantidades de dados através da rede não é.

Aproveitando todos os dados: Para obter insights melhores, IA, machine learning e outras estruturas de análise de dados precisam acessar mais dados, mas esses dados ficam espalhados no data center central, na borda e em várias nuvens públicas.

Equilibrar insights acelerados com o custo: A solução que for usada para gerenciar e obter valor dos dados deve ajudar uma organização em duas dimensões: custo e desempenho. Se o esforço para cortar custos for muito grande, as inferências resultantes demorarão demais para serem benéficas. Se não forem impostas verificações nos custos, os lucros serão consumidos em prol da velocidade.

Combinando diferentes tipos de dados: Os dados corporativos são armazenados em bancos de dados relacionais e não relacionais, planilhas, logs de eventos e em outras formas em diversos sistemas. Uma solução de acesso aos dados deve dar suporte a toda essa variedade.

 

Silos de TI inconsistentes

Silos de dados isolam e reduzem o valor de negócios dos dados que detêm – por trás de aplicativos independentes, protocolos fora de padrão, segurança exclusiva, controle de acesso e configurações de governança. Eliminar silos é um desafio constante.

Provisionamento complexo de dados: As empresas querem obter acesso aos dados isolados por trás de aplicativos legados sem ter que primeiro modernizar cada aplicativo, o que é demorado e caro. Além disso, os dados criados na borda ou armazenados em uma nuvem pública proprietária devem ser facilmente acessíveis para todas as cargas de trabalho que dependem deles.

Governança de dados inconsistente: Manter a conformidade consistente em cada fonte de dados com segurança, controles de acesso e políticas de governança é difícil.

Rígida configuração de aplicativos: As empresas enfrentam dificuldades quando cada linha de aplicativo de negócios opera em um único silo de TI e requer uma migração complexa sempre que ocorrerem mudanças na infraestrutura. Informações como endereços IP, protocolos de segurança e acesso e direitos de acesso frequentemente são codificadas e inibem a flexibilidade.

 

Lidando com a complexidade da implantação do Kubernetes

O Kubernetes (K8s) é um sistema de código aberto para automatização da implantação, expansão e gerenciamento de aplicativos contentorizados. É baseado em 15 anos de experiência em execução de cargas de trabalho de produção no Google™. Normalmente, as implantações do Kubernetes são uma coleção livremente integrada de componentes de software preparados artesanalmente para gerenciar clusters de contêineres em servidores host.

Especificando e implantando o Kubernetes e os softwares relacionados: As empresas podem implantar e configurar muitos componentes de software de uma implantação corporativa do Kubernetes, mas têm achado a experiência desanimadora e cara. Para esses ambientes de DIY, os custos das equipes geralmente são altos e a aquisição de equipes é difícil.

Gerenciamento inconsistente de clusters Kubernetes: Organizações com múltiplos clusters geralmente executam várias versões do Kubernetes, implantadas pela equipe de TI ou por provedores de nuvens públicas. Fornecer serviços consistentes e garantir a responsabilidade pelos custos é difícil.

Adaptando os clusters às necessidades dos negócios: Cada equipe de desenvolvimento de TI, IA/ML, ciência de dados e aplicativos legados precisa de coisas diferentes de seus clusters, como, por exemplo, GPUs, armazenamento ou computação, e interage com seus clusters de maneira diferente. Cada grupo também tem diferentes locais de hospedagem ideais, modelos de implantação e requisitos diários. Uma experiência com Kubernetes de abordagem única não atende às expectativas.

 

Simplificando os aplicativos legados para contêineres

Os contêineres simplificam a mobilidade dos aplicativos ao encapsular um aplicativo e suas dependências, como bibliotecas de software, configuração e dados. Os contêineres são semelhantes a máquinas virtuais (VMs), mas são livres para criação e uso (sem custo de licença) e são menores do que as VMs. Isso permite que um servidor host execute aplicativos mais contentorizados do que as VMs equivalentes.

Acesso previsível ao armazenamento persistente: Para cumprir os SLAs estabelecidos, as empresas precisam de desempenho e latência previsíveis para aplicativos legados contentorizados à medida que acessam seus dados persistentes, onde quer que esses contêineres de aplicativos sejam executados e seus dados estejam armazenados.

Agilidade da implantação: As empresas querem ter a capacidade de deslocar os aplicativos legados contentorizados entre os ambientes de nuvem à medida que as condições de negócios evoluem. Isso significa migrar os clusters Kubernetes atualmente executados em isolamento no data center central, na borda ou na nuvem pública.

Compilação e teste automatizados: Os benefícios de usar técnicas e ferramentas de desenvolvimento de nuvem normalmente não ficam disponíveis para equipes de aplicativos legados.

 

ABORDAGENS RECOMENDADAS

Otimizar o acesso aos dados e a implantação de cargas de trabalho para oferecer suporte a uma rápida tomada de decisões requer processos eficientes e uma estreita integração da tecnologia. Iniciativas bem-sucedidas demonstram características comuns; essas melhores práticas podem orientar as empresas à medida que planejam e executam suas próprias transformações.

Gerenciamento de carga de trabalho unificado

A agilidade e a eficiência são aprimoradas quando as empresas podem criar em qualquer lugar, implantar em qualquer lugar e gerenciar tudo junto. Esse plano de controle unificado pode automatizar e gerenciar todos os clusters Kubernetes implantados. A abrangência do controle deve incluir clusters externos hospedados por provedores de nuvens públicas como Amazon Web Services, Microsoft Azure, Google Cloud, entre outras plataformas de nuvem, além dos clusters existentes do K8s (por exemplo, K8s de código aberto ou terceiros) já disponibilizados. O plano de controle unificado abstrai os detalhes de cada interface de gerenciamento do provedor.

O plano de controle unificado também aprimora a governança: ele viabiliza cotas e políticas de segurança em todos os recursos disponíveis para cada unidade de negócios que a plataforma impõe por toda a empresa, no data center central, na borda e entre várias nuvens públicas.

 

Abordagem consistente para aplicativos como IA e ML

Operacionalizar cargas de trabalho de análise de dados produz insights úteis e oportunos a partir dessas cargas de trabalho. Normalmente, isso inclui a implantação com único clique de configurações de análise comuns para facilitar a consistência e o compartilhamento de soluções. Pode incluir também a automatização de tarefas repetitivas, como obter acesso a dados e expandir o treinamento de modelos ao substituir scripts feitos à mão e etapas manuais. Quando combinados com um sistema de arquivos distribuídos de alto desempenho para fornecer os dados, os cientistas de dados e engenheiros de ML (MLEs) podem trabalhar com mais eficiência e agregar valor aos negócios. Reunidos, esses elementos fornecem um fluxo de trabalho unificado e uma estrutura comum para trabalhar com os dados, experimentos, modelos e ferramentas da organização.

Contentorização de aplicativos legados

As empresas obtêm agilidade operacional com aplicativos legados contentorizados, incluindo Hadoop, que podem ser implantados em qualquer lugar. Isso também evita o custo da refatoração de aplicativos em microsserviços. Quando suportado por um plano de controle unificado, o Kubernetes permite que aplicativos legados de alta disponibilidade, resilientes e contentorizados sejam automaticamente implantados em qualquer cluster. Integrar um sistema de arquivos distribuídos de alto desempenho fornece aos aplicativos legados contentorizados acesso a seus dados persistentes. As equipes de testes e desenvolvedores responsáveis pelos aplicativos legados podem acelerar os ciclos de vida de desenvolvimento usando automação com estilo de nuvem com processos e ferramentas de integração contínua e implantação contínua (CI/CD).

Consistência entre borda, núcleo e nuvem pública

Unifique o monitoramento e o gerenciamento de cargas de trabalho em execução por toda a infraestrutura empresarial – data center central, borda e nuvem. Simplifique e proteja o acesso aos dados usando um sistema de arquivos distribuídos que fornece um espaço de nomes global e impõe políticas de segurança. Otimize o custo e o desempenho ao deslocar cargas de trabalho para qualquer lugar da infraestrutura empresarial à medida que as condições de negócios evoluem. Obtenha operações eficientes e consistentes por toda a infraestrutura empresarial ao usar uma única instância de ferramentas e processos automatizados associados.

Permita que cada equipe use a infraestrutura sem se preocupar com ela

Aumente a produtividade ao atender às necessidades exclusivas de cada equipe com configurações específicas para equipes das ferramentas e dos processos automatizados que usam. Isso permite que as equipes se concentrem em seus trabalhos em vez de lidarem com a infraestrutura. Incentive o uso de melhores práticas ao publicar e compartilhar novas configurações à medida que as necessidades e as melhores práticas evoluem. Aplique um sistema de arquivos distribuídos para otimizar o acesso da equipe a dados, enquanto impõe políticas de governança e segurança. Otimize a utilização dos principais recursos usados por ciência de dados, IA/ML e cargas de trabalho de análise de dados por meio de provisionamento automático – e reprovisionamento dinâmico – de valiosos recursos de CPU e GPU.

Principais requisitos

Resumindo, as melhores práticas requerem:
• Um plano de controle unificado que automatiza tudo de maneira independente da nuvem
• Um sistema de arquivos distribuídos de alto desempenho e em escala empresarial
• A capacidade de conectar aplicativos legados contentorizados a dados persistentes

 

VISÃO GERAL TÉCNICA DA HPE EZMERAL CONTAINER PLATFORM

A HPE Ezmeral Container Platform é uma solução de software completa que torna mais fácil, rápido e econômico implantar ambientes de IA e Big Data de grande escala, incluindo TensorFlow, Spark, Kafka, Hadoop e muito mais, quer seja no local, em várias nuvens públicas ou na borda.

Os usuários da plataforma podem criar ambientes distribuídos para ML, ciência de dados e análise em minutos, em vez de meses. Uma experiência de provisionamento de autoatendimento está incluída para oferecer os dados e as ferramentas de que as equipes de ciência de dados precisam enquanto fornecem segurança de nível empresarial e reduzem custos.

Conforme mostrado na Figura 1, a HPE Ezmeral Container Platform foi desenvolvida para oferecer suporte a engenheiros de dados, cientistas de dados, desenvolvedores de aplicativos e pessoal de Desenvolvimento e operações.

Várias tecnologias integradas à HPE Ezmeral Container Platform são essenciais para acelerar a transformação conduzida por dados.

Plano de controle unificado – protegido, expansível, de múltiplos clusters

O plano de controle unificado, protegido, expansível, de múltiplos locatários e múltiplos clusters otimiza o gerenciamento de clusters Kubernetes em escala empresarial e fornece uma visão de painel de controle único de todos os clusters e infraestruturas corporativos.

Conforme mostrado na Figura 2, o plano de controle unifica o gerenciamento de clusters sendo executados em diferentes versões do Kubernetes, em ambientes diferentes – nesse caso, no local e no EKS.

Os hosts da plataforma são máquinas físicas e/ou virtuais nos quais o software da HPE Ezmeral Container Platform é implantado. Os hosts podem residir no local, na borda e/ou em uma ou mais nuvens públicas.

Cada host da plataforma cumpre uma das seguintes funções:

• O host do controlador executa o software do plano de controle e controla o restante dos hosts na implantação. O serviço do controlador da plataforma pode ser executado no local, na borda ou em uma nuvem pública. Se a alta disponibilidade da plataforma estiver habilitada, então um host do controlador sombra e um host do arbitrador também serão usados.

• Os hosts de trabalho (nós) estão situados no local, na borda ou em uma nuvem pública e ficam sob o controle direto do controlador da plataforma. Há suporte para clusters com mais de 1.000 hosts de trabalho. Se o plano de controle tiver alta disponibilidade habilitada, então um host de trabalho servirá como o controlador sombra e outro host de trabalho como o arbitrador. Hosts de trabalho executam softwares (serviços) que lidam automaticamente com todo o gerenciamento de clusters virtuais de back-end, eliminando, portanto, a necessidade por suporte de TI complexo e demorado.

• Os hosts de gateway fazem o mapeamento do host do controlador e dos pontos de extremidade de IP de serviço privado para portas/endereços IP acessíveis publicamente quando implantados usando uma rede privada não roteável para nós e contêineres.

 

Principais recursos do controlador

O controlador aloca dinamicamente os recursos em hosts de trabalho para os clusters e trabalhos de cada locatário conforme a necessidade com base nas configurações do usuário e na disponibilidade de recursos. A alocação dinâmica de recursos permite que a plataforma alcance uma taxa de utilização de host muito mais alta do que as implantações tradicionais de Hadoop e Spark. Os clusters podem ser criados para executar uma ampla variedade de aplicativos, serviços e trabalhos de IA/ML/DL e Big Data.

A funcionalidade do Kubernetes na HPE Ezmeral Container Platform simplifica a criação e a atualização de clusters Kubernetes virtuais que podem ser localizados em hosts físicos locais, máquinas virtuais ou como instâncias de nuvem. O plano de controle flexível de múltiplos clusters e múltiplos locatários permite que você implante vários clusters Kubernetes de código aberto e/ou gerencie clusters Kubernetes de nuvem (por exemplo, EKS) sem necessidade de dependência ou modificação no Kubernetes nativo.

O controlador também fornece serviços de monitoramento e implantação, incluindo atualizações sem interrupção no local, e se integra com os serviços de autenticação e autorização corporativos existentes. Os clusters existentes podem ser importados para gerenciamento pelo controlador. Durante as atualizações, o controlador implementa um processo de atualização em fases para aumentar a disponibilidade dos clusters usando cache de proxy de autenticação e controle granular de falhas de atualização para manter o acesso ao cluster.

Malha de dados – Armazenamento persistente para cargas de trabalho legadas, de IA e ML

A HPE Ezmeral Data Fabric é pré-integrada à HPE Ezmeral Container Platform para unificar o acesso aos dados, a segurança e o gerenciamento. Ela fornece os recursos para lidar com trilhões de arquivos, milhares de nós e centenas de petabytes em milhares de hosts, clusters e racks do cliente em locais geográficos diferentes. Ela tem a capacidade única de se expandir entre data centers empresariais no local, clusters de borda e a nuvem pública. Junto com o modelo de locatário descrito a seguir, ela fornece segurança contínua de dados e aplicativos.

A interface de armazenamento de contêineres (CSI) padrão é usada para fornecer armazenamento de contêineres persistente para cargas de trabalho contentorizadas gerenciadas pelo Kubernetes. Essa abordagem permite uma integração transparente com clientes e ferramentas do Kubernetes existentes.

Aplicativos em execução em clusters virtuais que conseguem usar os protocolos de sistemas de arquivos HDFS podem acessar os caminhos dentro desse recurso usando uma conexão DataTap ou Dtap. O fornecimento de uma conexão Dtap é um recurso exclusivo da HPE Ezmeral Container Platform, mostrado na Figura 3. Ele implementa uma conexão de alto desempenho para armazenamento remoto para contêineres. Isso permite que aplicativos de Hadoop e IA/ML não modificados sejam executados em dados armazenados remotamente sem perda de desempenho.

DataTaps são associadas com um locatário, portanto múltiplos aplicativos e contêineres podem compartilhar uma DataTap enquanto a isolam de outros locatários. Uma instância especial de DataTap criada a partir de armazenamento local para os hosts de plataforma, conhecido como armazenamento de locatário, fornece armazenamento compartilhado persistente acessível por todos os nós usados por um determinado locatário.

O sistema de arquivos em cluster é o armazenamento no qual a plataforma lê e grava dados temporários gerados durante a execução de trabalhos em um determinado cluster. O sistema de arquivos em cluster é integrado ao cluster no armazenamento obtido do armazenamento local do host subjacente.

Diretórios de arquivos exclusivos para cada locatário são automaticamente criados como uma área restrita de armazenamento compartilhado dentro do espaço de armazenamento da plataforma do locatário, quer seja no local ou na nuvem pública. Esse armazenamento por locatário pode ser usado para isolar dados que deveriam ser acessíveis apenas por um locatário. Opcionalmente, ele pode ser usado para impor uma cota do uso do armazenamento do locatário.

A detecção de topologia permite que a HPE Ezmeral Data Fabric faça o acompanhamento de nós e racks em todo o data center. Então, os volumes de dados são colocados nos nós apropriados, dependendo de sua temperatura ou frequência de acesso – quentes, mornos e frios. Os volumes também são movidos automaticamente entre as camadas de dados, conforme a temperatura dos dados muda.

Um espaço de nomes global oferece aos usuários finais uma visão unificada e um método de acesso aos arquivos sem ter que se preocupar com o local físico deles.

A HPE Ezmeral Data Fabric expõe as interfaces NFS e POSIX aos clientes externos, que permitem que você implante tanto aplicativos legados quanto mais novos na mesma plataforma.

 

MODERNIZANDO CARGAS DE TRABALHO DO HADOOP

A plataforma de contêineres da HPE oferece um caminho para agilizar as implantações existentes de soluções Hadoop, respaldadas por um suporte corporativo 24×7. Essa á uma alternativa atraente para soluções que precisam passar por migrações de fim da vida útil. A orquestração com o Kubernetes viabiliza a capacidade de expansão e uma verdadeira implantação de nuvem híbrida para os componentes tanto dos aplicativos quanto dos dados. Continue a acessar o ambiente HDFS existente usando a tecnologia DataTap da HPE Ezmeral Data Fabric.

 

Segurança de nível empresarial

A HPE Ezmeral Container Platform inclui integrações com sistemas de segurança do sistema operacional para cima, incluindo serviços de Active Directory, LDAP, Login único (SSO) e Kerberos.

O suporte a múltiplos locatários permite que você restrinja o acesso à plataforma conforme necessário, por exemplo, por unidade de negócios, departamento ou equipe. Cada locatário tem seu próprio conjunto exclusivo de usuários autorizados, DataTaps, aplicativos e clusters virtuais que nunca são compartilhados com outros locatários. Os usuários com acesso a um locatário não podem acessar nem modificar nenhum aspecto de outro locatário, a menos que também estejam atribuídos a uma função naquele locatário.

A segurança baseada em funções permite que os administradores criem agrupamentos de usuários e recursos que restringem o acesso a trabalhos, dados ou clusters com base na associação e/ou funções do departamento, resultando em uma infraestrutura integrada, segura e de múltiplos locatários. A plataforma inclui três funções de usuários, administrador de plataforma, administrador de locatário e membro locatário, que controlam quem pode ver determinados dados e executar funções específicas. As funções são concedidas em uma base por locatário, e cada usuário pode ter no máximo uma função por locatário.

Uma forte segurança de dados é fornecida com autorização integrada, autenticação, entradas de controle de acesso (ACEs) a arquivos, integração com fontes de dados protegidas por Kerberos e criptografia. O TLS é usado para acesso seguro à plataforma, ao plano de controle unificado e aos pontos de extremidade do serviço.

 

Malha de serviço para microsserviços

A HPE Ezmeral Container Platform inclui a malha de serviço Istio pré-integrada para garantir níveis de serviço de aplicativos de microsserviço. Conforme cresce o número de implantações de microsserviços, eles podem ficar mais difíceis de entender e gerenciar; à medida que aumenta a complexidade, aumenta também a necessidade por detecção de serviços, balanceamento de cargas, recuperação de falhas, métricas e monitoramento.

A plataforma da malha de serviço Istio de código aberto atende aos complexos requisitos operacionais, incluindo comunicações seguras de serviço a serviço com fortes autenticação e autorização baseadas em identidade. Ela também otimiza os testes A/B, implantações canário, limitação de taxa, controle de acesso e autenticação de ponta a ponta.

A implantação e o gerenciamento de serviços Istio são totalmente integrados à interface de gerenciamento de cluster. Os administradores de plataformas e locatários podem habilitar a Istio no nível do locatário ou do cluster com um único clique do mouse, permitindo, portanto, que as equipes de TI implantem aplicativos com detecção de malha de serviço enquanto também oferecem suporte a aplicativos que não utilizam uma malha de serviço.

 

Gerenciamento de clusters sofisticado e automatizado

A interface de gerenciamento de clusters funciona com os serviços instalados em cada host para lidar automaticamente com todo o gerenciamento de clusters de back-end. O acesso seguro e autenticado à GUI repleta de recursos fornece fácil gerenciamento de clusters no estilo “apontar e clicar” de acordo com a função do usuário. Uma API RESTful permite o desenvolvimento de ferramentas personalizadas. Juntos, eles geram a flexibilidade para usar a interface para criar clusters, implantar aplicativos, gerenciar projetos de ML e muito mais.

Muitos painéis úteis estão incluídos na HPE Ezmeral Container Platform para ajudar a gerenciar e monitorar clusters Kubernetes. Esses painéis incluem o monitoramento detalhado no nível do cluster e o monitoramento de granularidade mais alta no nível do locatário.

 

Loja de aplicativos

A plataforma inclui uma loja de aplicativos que fornece implantação de único clique de soluções prontas para execução, incluindo ferramentas de Big Data e IA/ML. A ferramenta de código aberto integrada KubeDirector está incluída na HPE Ezmeral Container Platform. Essa ferramenta facilita para levar seus próprios aplicativos personalizados para os clusters Kubernetes. Além disso, como o Kubernetes de código aberto padrão certificado pela Cloud Native Computing Foundation (CNCF) é utilizado, os usuários possuem muitas outras opções padrão para trazer seus próprios aplicativos, assim como o uso de operadores e Helm Charts.

• Ferramentas de Big Data: muitos aplicativos de código aberto populares são fornecidos prontos para uso pela HPE quando a HPE Ezmeral Container Platform é inicialmente instalada. Essas imagens contêm um software de código aberto não modificado que é compatível com a HPE e esses fornecedores. Os usuários também podem adicionar seus próprios aplicativos a qualquer momento. A primeira linha de suporte é fornecida pela HPE.

• Ferramentas de ML/DL, análise e ciência de dados: A loja de aplicativos também inclui ferramentas de código aberto pré-configuradas, incluindo TensorFlow e PyTorch. Outras ferramentas também foram testadas quanto à compatibilidade com a plataforma e podem ser disponibilizadas para os clientes, incluindo tanto aplicativos de código aberto quanto comerciais.

• Ferramentas e aplicativos desenvolvidos internamente: Os clientes podem adicionar seus próprios aplicativos de linha de negócios e outras ferramentas à loja de aplicativos. A plataforma inclui uma bancada de aplicativos que permite que os clientes criem e adicionem novas imagens que possam ser implantadas por seus usuários; esse é o mesmo processo que a HPE usou para criar as imagens fornecidas.

As imagens da loja de aplicativos são independentes da plataforma em si. Qualquer ferramenta ou aplicativo pode ser adicionado ou removido de sua plataforma para atender às suas necessidades específicas. A HPE e os fornecedores de aplicativos podem fornecer novas imagens ou novas versões das imagens existentes, que serão marcadas na loja de aplicativos com um banner “Novo” ou “Atualização disponível”, e o bloco do aplicativo fornecerá um botão para atualizar para a nova versão.

 

Compromisso da HPE com o código aberto

A HPE Ezmeral Container Platform implementa o Kubernetes certificado pela CNCF com base em Kubernetes upstream 100% de código aberto. Vários projetos importantes de código aberto são integrados à plataforma, incluindo KubeDirector, Istio, Harbor™, SPIFFE e SPIRE. Essas são versões upstream com 100% de código aberto, e não bifurcações, garantindo que as melhorias feitas pela comunidade para esses projetos de código aberto fluam para os clientes da HPE.

A HPE é membro Gold da CNCF e tem colaborado ativamente com a comunidade de código aberto por muitos anos em projetos que incluem KubeDirector, SPIFFE e SPIRE. A HPE também é um Provedor de serviços certificado em Kubernetes (KCSP), um provedor de serviços pré-qualificado com profunda experiência em ajudar as empresas a adotarem e implantarem o Kubernetes com sucesso.

 

TRANSFORMAÇÃO MOVIDA PELA HPE EZMERAL CONTAINER PLATFORM

Muitas empresas oferecem suporte a tecnologias de código aberto. O valor da HPE Ezmeral Container Platform vem do investimento na integração que gera um produto completo, repleto de recursos e fácil de implantar que soluciona os desafios de negócios que as empresas enfrentam.

Implantação de soluções com único clique para IA, operações de ML e muito mais

As equipes de ciência de dados podem executar suas cargas de trabalho centradas em dados em contêineres com implantação de único clique a partir da loja de aplicativos integrada, usando imagens de contêineres pré configuradas para ferramentas populares de IA/ML. Elas podem copiar e modificar essas imagens para publicar suas próprias configurações ou criar imagens inteiramente novas para publicação, usando a bancada de aplicativos incluída – a mesma ferramenta que a HPE usou para criar as imagens de contêineres pré-configuradas.

A implantação de aplicativos legados contentorizados é feita pelo KubeDirector de código aberto integrado. O KubeDirector é, em termos gerais, um Controlador personalizado do Kubernetes. Essa abordagem permite a integração transparente com o gerenciamento de usuários e recursos do Kubernetes, além de ferramentas e clientes do Kubernetes existentes. A alternativa para usar o KubeDirector seria gravar seu próprio Operador Kubernetes (em código Go) para todos os aplicativos com estado que você queira adicionar ao seu cluster Kubernetes.

A interface da plataforma de contêineres da HPE também simplifica a expansão ou retração de clusters e até mesmo o controle da quantidade de recursos de GPU e CPU provisionados para um cluster. Isso garante máxima utilização desses recursos valiosos, simplifica implantações e, por fim, reduz os custos tanto no gerenciamento quanto na implantação.

 

OPERACIONALIZE CARGAS DE TRABALHO DE ML

Aumente a velocidade e a agilidade para ML ao operacionalizar os processos de ponta a ponta, desde o piloto do projeto até a produção. O HPE Ezmeral ML Ops é uma solução de software que estende a HPE Ezmeral Container Platform para permitir que as empresas implementem processos no estilo Desenvolvimento e operações para padronizar seus fluxos de trabalho de ML durante os estágios de criação, treinamento, implantação e monitoramento. Isso oferece às equipes de ciência de dados, de ponta a ponta, uma plataforma que atende às suas necessidades dessa área com a flexibilidade para executar suas cargas de trabalho de ML ou deep learning (DL) no local, em várias nuvens públicas ou em um modelo híbrido, além de atendimento aos requisitos de negócios dinâmicos de diversos casos de uso.

Modernização de cargas de trabalho monolíticas com estado

A maioria dos aplicativos de processos de negócios ou transacionais apresenta uma dificuldade para migrar para a nuvem e é complexa demais para refatorar em microsserviços nativos da nuvem de maneira econômica.

 

MODERNIZE APLICATIVOS LEGADOS – NENHUM APLICATIVO DEIXADO PARA TRÁS

Modernize os aplicativos legados usando a mesma abordagem que a HPE e os clientes da HPE têm usado para trazer aplicativos não nativos da nuvem para a HPE Ezmeral Container Platform.

A HPE Ezmeral Container Platform fornece acesso aos dados persistentes existentes, uma lacuna nas plataformas de contêineres anteriores, que bloqueava a modernização de aplicativos legados. Evite a dependência de um ecossistema de nuvens específico – os contêineres de aplicativos podem ser implantados da loja de aplicativos para o data center central, para a borda ou para qualquer plataforma de nuvem. Reduza o custo por meio de maior utilização da infraestrutura e ao eliminar a necessidade por licenças de hipervisor e virtualização.

A HPE Ezmeral Container Platform foi arquitetada e otimizada especificamente para ajudar a modernizar aplicativos com estado legados em contêineres e implantar em qualquer lugar usando Kubernetes. Ela oferece aos aplicativos legados contentorizados acesso aos dados persistentes existentes armazenados em qualquer lugar.

Os clientes podem usar as mesmas ferramentas e técnicas que a HPE para contentorizar e publicar aplicativos de Big Data tradicionais na loja de aplicativos. Os usuários obtêm implantação de único clique de aplicativos de linha de negócios e outros aplicativos empresariais tradicionais (aplicativos com estado).

Esses recursos exclusivos da HPE Ezmeral Container Platform permitem que as empresas finalmente tragam seus aplicativos legados para o ambiente de nuvem empresarial.

 

Implantação multinuvem

As organizações querem tomar decisões de implantação de nuvem com base em custos e níveis de serviço. Elas não estão interessadas em lidar com conjuntos concorrentes de silos de nuvem proprietários com restrições exclusivas. A HPE Ezmeral Container Platform fornece um console e uma implantação universais para fornecer gerenciamento de dados e contêineres multinuvem. Essa abordagem gera benefícios críticos:

• A organização pode implantar aplicativos em qualquer nuvem e depois migrar o aplicativo para uma nuvem diferente, já que as condições de negócios impõem uma agilidade crescente dos negócios.

• Os recursos de governança integrados são aprimorados por políticas que impõem restrições de implantação que refletem a soberania de dados e outros requisitos regulamentares. Uma governança consistente entre ambientes de nuvem e no local reduz os riscos.

• As políticas de segurança impõem funções em toda a empresa, separando recursos e cargas de trabalho de locatários e (opcionalmente) aplicando cotas de recursos de unidades de negócios. Políticas de segurança centralizadas, automaticamente aplicadas em toda a empresa e impostas pela plataforma, protegem os valiosos ativos de negócios.

 

Gerenciamento unificado de todos os clusters Kubernetes na borda, no núcleo e em nuvens públicas

Conforme mencionado anteriormente, a HPE Ezmeral Container Platform inclui um sofisticado painel de gerenciamento de clusters. O painel de clusters predefinido proporciona uma visão de todos os clusters gerenciados pelo plano de controle unificado, onde quer que esses clusters estejam implantados – no data center, na borda ou em várias nuvens públicas. Todos os clusters são gerenciados usando as mesmas ferramentas, simplificando a automação e melhorando a consistência.

O plano de controle unificado oferece suporte aos clusters sendo executados em qualquer ambiente Kubernetes certificado pela CNCF, incluindo clusters Amazon EKS – com extensões para os clusters Google Kubernetes Engine (GKE) e Azure Kubernetes Service (AKS).

O acesso dos aplicativos aos dados é otimizado por administradores de locatários e plataformas que definem DataTaps para dados persistentes. A organização automatizada dos dados em camadas fornecida pela HPE Ezmeral Data Fabric ajuda a garantir que a capacidade de armazenamento investida seja gerenciada com eficiência e usada todas as vezes. A plataforma impõe políticas de governança e segurança de dados.

O espaço de nomes global disponibiliza todos os dados para usuários autorizados, onde quer que estejam armazenados na infraestrutura empresarial.

A consistência e a simplificação do gerenciamento unificado requerem menos conjuntos de habilidades especializadas para definir, configurar e gerenciar, reduzindo, portanto, a complexidade e os custos operacionais.

 

COMEÇANDO A USAR A HPE EZMERAL CONTAINER PLATFORM

Cada organização tem um conjunto exclusivo de prioridades para sua jornada de transformação. A HPE pode auxiliar as organizações a desenvolver um roteiro baseado nos resultados comerciais necessários.

Para criar sua solução de análise de próxima geração, primeiro devemos compreender sua plataforma existente. A HPE pode fornecer orientação e recomendações, além de um plano passo a passo estabelecido e com escopo para que você possa tomar a decisão certa para seus negócios. Durante uma intensa semana de colaboração com nossa equipe chamada AMP, nossos especialistas analisam sua plataforma de estado atual, incluindo seus fluxos de trabalho/pipelines de dados, aplicativos analíticos, casos de uso, estruturas e fontes de dados e a infraestrutura subjacente. Posteriormente, mapeamos as descobertas do estado atual em relação aos resultados comerciais desejados, às limitações da plataforma atual, aos requisitos de desempenho e aos acordos de nível de serviço (SLAs). Por fim, prescrevemos um plano sistemático para alcançar as metas de estado futuro.

Identificando o conjunto de aplicativos iniciais

Os HPE Pointnext Services podem auxiliar na determinação do melhor lugar para começar. Exemplos incluem aplicativos legados que precisam ser modernizados em contêineres ou análises que requerem ciclos de implantação mais rápidos. Podem incluir também aplicativos atualmente implantados em várias nuvens públicas que precisam da implementação de uma responsabilidade consistente de governança e nível de serviço.

Os HPE Pointnext Services, como serviços de consultoria, assessoria, implementação e suporte, têm o conhecimento técnico de mais de 10.000 instalações para cumprir sua visão. E nossas ofertas como serviço do HPE GreenLake fornecem opções de como consumir nossas soluções, incluindo novos serviços na nuvem com pagamento conforme o uso para contêineres e operações de ML.

Serviços de consultoria e assessoria para acelerar o sucesso inicial

Implantar, operar e fazer a manutenção de contêineres pode ser complicado, devido à falta de habilidades, preparação tecnológica ou barreiras organizacionais. Desde o planejamento, contentorização de aplicativos, desenvolvimento/migração, validação do conceito e pré-produção até a produção em si, a HPE pode ajudar a acelerar a transformação de sua tecnologia, de seu pessoal e de sua economia, para que você possa migrar rapidamente conforme impulsiona a inovação.

Os HPE Pointnext Services têm anos de experiência fazendo a transição da maneira como os clientes desenvolvem e operam as cargas de trabalho de aplicativos. Criamos as arquiteturas, a rede, o armazenamento e a automação adequados para ajudar sua empresa a acelerar a inovação, utilizando nossa combinação de tecnologias e experiência.

O portfólio de serviços inclui a configuração, projeto, implantação, integração, treinamento e suporte para a HPE Ezmeral Container Platform e reduz o risco dos projetos de implantação enquanto simplifica as operações dos clientes.

Os serviços incluem o conhecimento técnico operacional, profissional e de consultoria. Durante a prestação desses serviços, os especialistas dos HPE Pointnext Services trabalham com os clientes para coordenar o planejamento, o projeto, a configuração, a implantação e a validação da solução, além do suporte e treinamento da organização. Os serviços podem ser prestados tanto remotamente quanto no local.

 

CONCLUSÃO

Todas as empresas percebem o valor dos dados para promover sua transformação digital. A HPE Ezmeral Container Platform fornece a malha de dados, a segurança e os serviços de implantação de contêineres necessários para colocar os dados corporativos para trabalhar e proporcionar insights valiosos mais rápido.

 

 

Para maiores informações, entre em contato conosco!

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Precisa de Ajuda?