O guia dos líderes de rede para Secure SD-WAN

A rede controlada por segurança proporciona uma borda WAN abrangente

 

Visão geral executiva

Muitas organizações que estão no meio de iniciativas de transformação digital (DX) para seus negócios distribuídos estão buscando substituir suas infraestruturas de rede de área ampla (WAN) desatualizadas. O alto custo e as complexidades da conectividade de área ampla confiável em relação às redes tradicionais baseadas em operadoras estão levando a maioria dos responsáveis pela tomada de decisões a uma forma de rede de área ampla definida por software (SD-WAN). O Secure SD-WAN da Fortinet oferece capacidades de rede e segurança em uma solução unificada. Comporta o desempenho de aplicativos, gerenciamento consolidado e proteção avançada contra ameaças.

 

Introdução

Embora a escolha da solução correta de SD-WAN para uma implementação específica possa exigir alguns comprometimentos, a segurança não deve ser um deles. Existem várias opções para combinar a rede SD-WAN e a segurança avançada, mas apenas uma solução pode realmente ser chamada de Secure SD-WAN. A Fortinet, o nome mais confiável em segurança de rede, adicionou as melhores capacidades de SD-WAN aos seus firewalls de próxima geração (NGFW) FortiGate líderes do setor. Os NGFW FortiGate com Secure SD-WAN fornecem desempenho ideal para aplicativos de Software como serviço (SaaS) essenciais aos negócios, bem como ferramentas de voz e vídeo digitais. Ao mesmo tempo, eles ajudam a proteger as organizações contra as mais recentes exposições a riscos e a evolução de ataques sofisticados.

Qual é o caminho para a SD-WAN?

SD-WAN oferece a capacidade de usar os serviços de WAN disponíveis com mais eficiência e economia, proporcionando aos usuários de organizações distribuídas a liberdade de envolver melhor os clientes, otimizar os processos de negócios e inovar. Isso também torna o gerenciamento de WAN mais econômico, e é por isso que as soluções SD-WAN continuarão sendo um mercado de crescimento robusto no futuro previsível.

Para responder a essa demanda, muitas soluções SD-WAN foram introduzidas nos últimos anos. Mas nem todas são criadas de forma igual.

Especialistas em SD-WAN e analistas do setor dizem que a SD-WAN ideal para uma empresa depende dos requisitos de desempenho de aplicativos, prioridades de segurança e conjuntos de habilidades de TI da organização. Também é amplamente recomendado que as empresas usem uma solução de NGFW em combinação com a SD-WAN para abordar questões de segurança, pois as agências ficam diretamente expostas à Internet através de conexões de banda larga com a SD-WAN. Para atender a esses requisitos de negócios, as organizações precisam de uma oferta abrangente de SD-WAN, a Secure SD-WAN da Fortinet, a única com segurança integrada e os recursos de desempenho exigidos por uma implantação de SD-WAN.

 

A Fortinet oferece o que há de melhor em SD-WAN

O Secure SD-WAN da Fortinet substitui roteadores WAN separados, otimização de WAN e dispositivos de segurança, como firewalls e Secure Web Gateway (SWG) por um único NGFW FortiGate. Isso fornece o melhor desempenho do setor com recursos que incluem reconhecimento de aplicativos, inteligência de caminho automatizada e suporte de sobreposição de WAN para VPN. O Secure SD-WAN da Fortinet oferece uma rede orientada por segurança para redes de filiais com excelente desempenho, possibilitada pela identificação rápida de aplicativos e inteligência automatizada de caminhos.

Conscientização do aplicativo para níveis de serviço aprimorados

O Secure SD-WAN da Fortinet é alimentada pelo novo circuito integrado específico de aplicativo SOC4 (ASIC), que oferece direção de aplicativos mais rápida e desempenho incomparável na identificação de aplicativos. Isso inclui inspeção profunda de camada de soquete seguro (SSL)/ segurança de camada de transporte (TLS) com a menor degradação possível do desempenho.

Tecnicamente, SD-WAN funciona roteando aplicativos pela conexão WAN mais eficiente em determinado momento. Para garantir um desempenho ideal do aplicativo, as soluções de SD-WAN devem estar aptas a identificar uma ampla variedade de aplicativos e a adotar políticas de roteamento em um nível muito granular de cada uma delas. Sem essas capacidades, aplicativos de SaaS, vídeo e voz podem diminuir e impedir a produtividade do usuário final.

Para resolver esses problemas, o Secure SD-WAN da Fortinet usa um banco de dados de controle de aplicativos com as assinaturas de mais de 5.000 aplicativos (além de atualizações regulares dos serviços de inteligência contra ameaças do FortiGuard Labs). O Secure SD-WAN da Fortinet identifica e classifica os aplicativos — até mesmo o tráfego de aplicativos de nuvem criptografados — desde o primeiro pacote.

O FortiGate pode ser configurado para reconhecer aplicativos pela criticidade dos negócios. Aplicativos essenciais aos negócios (por exemplo, Office 365, Salesforce, SAP), aplicativos gerais de produtividade (por exemplo, Dropbox) e mídias sociais (como por exemplo, Twitter, Instagram) podem receber diferentes prioridades de roteamento. Políticas exclusivas podem ser aplicadas em um nível mais profundo para subaplicativos (por exemplo, Word ou OneNote no Office 365). Essa ampla e profunda visibilidade em nível de aplicativo em padrões de tráfego e utilização oferece uma posição melhor para alocar recursos de WAN de acordo com as necessidades dos negócios.

Eficiência da WAN sem esforço

O Secure SD-WAN da Fortinet simplifica muito o processo de transformação de infraestruturas de borda de WAN herdadas para fornecer desempenho aprimorado de aplicativos, melhor experiência de usuário e segurança aprimorada. Depois que as políticas da WAN são definidas com base na criticidade do aplicativo, nos requisitos de desempenho, nas políticas de segurança e em outras considerações, a solução Secure SD-WAN da Fortinet assume a partir daí. Os NGFW FortiGate com o ASIC SOC4 proporcionam desempenho de segurança 10 vezes mais rápido do que a concorrência.2

Quando se trata de eficiências de WAN, os principais recursos do Secure SD-WAN da Fortinet incluem:

Inteligência automatizada de caminho. O reconhecimento de aplicativos permite o roteamento de aplicativos priorizados na largura de banda da rede com base no aplicativo e usuário específicos. O novo ASIC SOC4 dá à Secure SD-WAN da Fortinet a direção de aplicação mais rápida do setor. Os contratos de nível de serviço (SLA) da SD-WAN são definidos com facilidade, selecionando dinamicamente a melhor conexão WAN para as circunstâncias comerciais específicas. Para aplicações de baixa a média prioridade, as organizações podem especificar os critérios de qualidade e o FortiGate selecionará o link correspondente. Para aplicativos de alta prioridade e essenciais para os negócios, as organizações podem definir SLA estritos com base em uma combinação de jitter, perda de pacotes e métricas de latência.

Sobreposição de WAN. As capacidades de VPN de sobreposição responsivas permitem uma melhor experiência geral de WAN para usuários de filiais. A orquestração do controlador de sobreposição de nuvens, alimentado pelos serviços de assinatura Bundle de Proteção 360, simplifica a implantação da VPN de sobreposição com o provisionamento automatizado baseado na nuvem.

Failover automático. A tecnologia de caminhos múltiplos pode fazer failover automaticamente para o melhor link disponível quando o caminho primário da WAN se degrada. Essa automação é incorporada ao FortiGate, o que reduz a complexidade para os usuários finais e, ao mesmo tempo, melhora sua experiência e produtividade.

Remediação do caminho da WAN. A remediação do caminho da WAN utiliza a correção antecipada de erros (FEC) para superar as condições adversas da WAN, como links ruidosos ou ruins. Isso melhora a confiabilidade dos dados e proporciona uma melhor experiência ao usuário para aplicativos como serviços de voz e vídeo. A FEC adiciona dados de correção de erros ao tráfego de saída, permitindo que o terminal receptor se recupere da perda de pacotes e outros erros que ocorrem durante a transmissão. Isso melhor a qualidade dos aplicativos em tempo real.

Agregação de largura de banda de túnel. Para aplicativos que exigem maior largura de banda, a Secure SD-WAN da Fortinet permite balanceamento de carga e entrega por pacote combinando dois túneis de sobreposição para maximizar a capacidade da rede.

Implantação de toque zero. As capacidades simplificadas de implantação do Secure SD-WAN da Fortinet permitem que as empresas forneçam appliances de NGFW FortiGate não configurados para cada local remoto. Quando conectado, o FortiGate se conecta automaticamente ao serviço FortiDeploy no FortiCloud. Em segundos, o FortiDeploy autentica o dispositivo remoto e o conecta a um sistema central do FortiManager.

Gerenciamento de painel de controle único. O FortiManager permite a visibilidade centralizada de todos os NGFW FortiGate habilitados para a Secure SD-WAN na organização distribuída. As visualizações altamente intuitivas facilitam o monitoramento de topologias de rede físicas e lógicas em alto nível e detalham quando necessário para investigar qualquer problema. Os administradores podem atualizar e disseminar as políticas da WAN corporativa para todos os locais ou reconfigurar dispositivos individuais.

Para usuários que precisam de comunicações seguras através dos links públicos da Internet, as VPN podem ser configuradas com apenas um clique. Tudo isso economiza tempo e simplifica a administração da SD-WAN (no local ou via nuvem), aliviando a pressão sobre equipes de rede enxutas. A Fortinet oferece uma das únicas soluções que podem gerenciar a rede SD-WAN, a segurança e os controles da camada de acesso do mesmo console de gerenciamento.

TCO (Custo de propriedade). OSecure SD-WAN da Fortinet oferece o TCO líder do setor com o melhor preço/ desempenho com taxa de transferência de proteção contra ameaças de 1 Gbps. A mudança para a banda larga pública significa que as conexões caras de MPLS podem ser substituídas por opções mais econômicas. Com a solução agnóstica de transporte da Fortinet, as empresas podem utilizar toda a largura de banda disponível usando as conexões no modo ativo-ativo.

Gerenciamento simplificado e melhor TCO do setor

Os gerentes de WAN normalmente têm dúvidas quanto à implantação de dispositivos de borda SD-WAN em seus diversos sites remotos e filiais. O transporte é caro e a equipe técnica costuma ser limitada. Por outro lado, o envio de dispositivos totalmente configurados não é seguro. Além disso, depois que os dispositivos de borda são implantados, os funcionários devem gerenciar tanto as funções de otimização de WAN como as funções de segurança, normalmente de duas interfaces diferentes. O Secure SD-WAN da Fortinet resolve tanto os problemas de implantação como de gerenciamento para reduzir seu custo total de propriedade (TCO) com a SD-WAN.

Rede controlada por segurança

A Fortinet permite a melhor tecnologia SD-WAN certificada, que é de alto desempenho e protegida. Os NGFW FortiGate com o ASIC SOC4 oferecem o desempenho de segurança SD-WAN mais rápido do setor. No primeiro “Relatório de teste de rede de área ampla definida por software” do NSS Labs, a Fortinet era o único fornecedor com capacidades de segurança a receber uma classificação “Recomendada”.

Especificamente, a Secure SD-WAN da Fortinet possui uma proteção robusta contra ameaças na SD-WAN, incluindo os controles de segurança de Camada 3 a Camada 7, que não são comumente encontrados em outras soluções de firewall SD-WAN:

  • Proteção completa contra ameaças, incluindo firewall, antivírus, sistemas de prevenção de intrusão (IPS) e controle de aplicativos
  • Inspeção SSL de alta taxa de transferência com degradação mínima do desempenho, garantindo que as organizações não sacrifiquem a taxa de transferência para obter proteção completa contra ameaças
  • Web Filtering para aplicar a segurança de Internet sem precisar de um dispositivo SWG separado
  • Túneis de VPN de sobreposição altamente escaláveis e com alta taxa de transferência para garantir que o tráfego confidencial seja sempre criptografado

Os NGFW FortiGate habilitados para a Secure SD-WAN também monitoram as regras e políticas de firewall e destacam as melhores práticas para melhorar a postura geral de segurança da organização. Isso ajuda a simplificar a conformidade com os padrões de segurança, bem como as leis de privacidade e os regulamentos do setor. Os fluxos de trabalho automatizados de auditoria e relatório economizam horas de pessoal e reduzem o risco de omissões e erros.

 

Habilitação do SD-Branch

Muitas filiais empresariais estão decidindo substituir simultaneamente seus dispositivos WAN e LAN em favor de uma solução com integração mais profunda e gerenciamento simplificado das operações das filiais. O uso de infraestruturas WAN e LAN separadas aumenta a complexidade das filiais; há mais dispositivos para implantar e atualizar com vários consoles de gerenciamento. Também reduz a visibilidade e o controle das operações, aumentando as oportunidades de lacunas de segurança que os hackers podem explorar. Para resolver esses desafios, o Secure SD-WAN da Fortinet inclui uma extensão de segurança acelerada para a camada de acesso que permite a transformação do SD-Branch.

Em um mercado volátil de SD-WAN, a Fortinet é a aposta garantida

À medida que aplicativos e ferramentas baseados na nuvem, como voz e vídeo, se tornam cada vez mais críticos para empresas distribuídas, o Secure SD-WAN da Fortinet pode ajudar as organizações a adotar os benefícios da transformação digital sem afunilar o desempenho dos aplicativos, impactando a produtividade do usuário final ou colocando os dados em risco.

O Secure SD-WAN da Fortinet é escalável, ajudando as organizações a comportar, com segurança, locais mais remotos, mais aplicativos essenciais aos negócios sensíveis à largura de banda, mais serviços de nuvem e tudo o que a rede de filiais requer.

O Secure SD-WAN da Fortinet foi adotado em todo o mundo em diversos setores — desde finanças até varejo, fabricação, atendimento ao cliente. Independentemente de precisarem comportar algumas centenas de endpoints móveis ou dezenas de milhares de filiais, os clientes do Secure SD-WAN da Fortinet estão, cada um, atingindo sua própria combinação ideal de segurança de ponta e funcionalidade da SD-WAN.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Precisa de Ajuda?