• Central de Atendimento: 11 2287-7080 - contato@allcomputer.com.br

Distribuidora de combustíveis líder da República Dominicana conecta rede de postos com segurança e facilidade

 

A Isla Dominicana de Petróleo Corporation, empresa dedicada à venda e distribuição de produtos de combustível derivados do petróleo na República Dominicana, abastece consumidores, comércios e indústrias do país por meio de sua rede de postos. Em 2017, a empresa se tornou a representante exclusiva da Shell para a República Dominicana, por meio de um acordo de longo prazo com a empresa anglo-holandesa Shell Brands International. Líder nacional na distribuição de combustíveis, a companhia tem a maior e mais completa rede de distribuição de serviços: são 155 postos, dos quais 80 são operados diretamente pela empresa.

Além da distribuição de combustível, a Isla Dominicana de Petróleo Corporation gerencia 28 postos com lojas de conveniência que oferecem uma variedade de produtos e serviços. O grande crescimento da empresa nos últimos anos a motivou a buscar soluções de segurança e conectividade que garantissem a comunicação entre todas as
localidades, a qualquer hora, com informações seguras e sempre acessíveis. Tendo isso em mente, a companhia aproveitou a construção de sua nova sede para implementar uma infraestrutura de rede que desse suporte não só ao escritório central, como também a escritórios menores, além de seus 80 postos de gasolina.

 

Desafios em conectividade e segurança

As tecnologias de rede, comunicação e segurança utilizadas anteriormente pela Isla Dominicana de Petróleo Corporation exigiam melhorias para dar suporte ao crescimento esperado e continuar fortalecendo sua cultura voltada para o atendimento ao cliente. Havia falhas na rede de comunicação devido a problemas de configuração. A cobertura da rede Wi-Fi não correspondia aos desafios trazidos pelo crescimento. Além disso, a implementação híbrida de sistemas de comunicação analógicos e digitais não permitia que a empresa usufruísse de todos os benefícios das soluções disponíveis. Os postos tinham o mesmo problema: nem todos eram conectados à sede e quando tinham links redundantes para garantir a conectividade, a companhia não possuía uma solução para gerenciar com agilidade mais de um canal de internet.

A revisão tecnológica necessária envolvia muitos desafios, o que levou a empresa a avaliar diversos provedores de serviços e fornecedores antes de escolher a Fortinet. Encontrar uma solução simples e ágil, que pudesse ser padronizada para diversas localidades, era o ponto mais importante para a companhia, devido à estrutura enxuta do departamento de tecnologia. A Isla Dominicana de Petróleo Corporation também queria uma implementação integrada para evitar o gerenciamento de produtos de marcas diferentes, já que não possuía uma equipe treinada para lidar com soluções pontuais.

 

Integração tecnológica para uma perspectiva inovadora

A empresa decidiu implementar uma solução segura de SD-WAN (Software-Defined Wide Area Networking) com SD-Branch, utilizando FortiSwitch, FortiAP, FortiGate e Fortinet Secure SD-WAN para otimizar sua rede corporativa e sua infraestrutura de comunicação. Isso garantiu a conectividade com e sem fio, por meio de uma solução integrada e com alto nível de segurança para todos os dados circulando pela organização.

“O impacto na segurança foi considerável, pois os produtos Fortinet oferecem funcionalidades aprimoradas em áreas como detecção proativa de ameaças, automação de tarefas, atualizações em tempo real e visibilidade integral da segurança da empresa para uma melhor tomada de decisões. Além disso, o sistema simples de administração dos produtos Fortinet agregou grande valor para nossa equipe de TI por reduzir a complexidade no gerenciamento da rede”, revela Alfred Rapozo, gerente de TI da Isla Dominicana de Petróleo Corporation.

A solução Fortinet Secure SD-Branch foi instalada em 21 dos 28 postos que possuem lojas de conveniência, conectando diretamente cada localidade com a sede. A tecnologia melhorou significativamente a conectividade de cada posto, permitindo a administração de redes redundantes para evitar interrupções no serviço. A possibilidade de transmitir dados de forma segura tem permitido à empresa crescer por meio de novos negócios e serviços nos postos.

“A segurança da SD-WAN era um de nossos requisitos mais importantes,” comenta Rapozo. “Por isso escolhemos uma solução baseada no FortiGate. Com um único dispositivo, conseguimos uma segurança bastante forte e robusta, além de conectividade redundante em nossos postos de gasolina”, comemora.

Além disso, o sistema de telefonia ultrapassado da empresa foi substituído pela solução de comunicação unificada da Fortinet. A implantação do FortiFone Softclient, para comunicação, e do FortiClient, para proteção avançada de endpoints, permitiu uma resposta rápida ao cenário da pandemia de covid-19, que forçou a equipe de atendimento ao cliente a trabalhar de casa. Todos os funcionários receberam um smartphone ligado à sede via VPN, sendo conectados via FortiFone Softclient ao FortiVoice PBX central e recebendo chamadas de clientes normalmente.

Economia era outro fator decisivo para a Isla Dominicana de Petróleo Corporation. Enquanto as propostas de outras empresas tinham valores muito altos de aquisição e manutenção, a Fortinet oferecia uma boa relação custo-benefício, não somente em termos de hardware, mas também de serviços e suporte.

 

Tecnologia de olho no futuro

Com as soluções Fortinet, a Isla Dominicana de Petróleo Corporation conseguiu uma infraestrutura robusta e de gerenciamento simples, o que tem gerado um feedback positivo dos usuários. Animada com os resultados, a empresa agora planeja estender o modelo de conectividade SD-WAN para o restante dos postos do país.

A empresa também considera expandir sua solução SD-Branch integrando a FortiNAC, solução de controle de acesso à rede, à sua rede de postos para garantir maior visibilidade e controle de todos os dispositivos conectados.

“A Fortinet oferece uma infraestrutura SD-Branch integrada e confiável, fácil de manter e simples de operar. Isso é crucial para nossa equipe de TI, já que nos permite ser mais proativos e garante a conectividade e a segurança da informação da empresa”, conclui Rapozo.

 

Fonte: Fortinet

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*