Corretora de valores on-line protege sua infraestrutura de rede em ambiente multicloud com o Fortinet Security Fabric

Ao longo de 20 anos, a invertirOnline (IOL) consolidou sua reputação como uma das plataformas de investimento online mais importantes da Argentina, 100% digital desde seu início. A fintech oferece uma forma simples e prática de operar no mercado de ações a partir de qualquer dispositivo pessoal.

InvertirOnline foi fundada em 2000 e em 2018 foi adquirida pelo Grupo Supervielle. Seu objetivo é promover a educação financeira na Argentina e garantir o acesso a múltiplos instrumentos financeiros para que mais pessoas sejam estimuladas a investir. Entre seus produtos mais destacados estão a Conta Remunerada em Pesos e Dólares, Dólar MEP, Ações, Bonds, CEDEARs, Obrigações Negociáveis, Fundo Comum de Investimentos, Fiança e a possibilidade de investir nos Estados Unidos.

O crescimento da IOL tem sido exponencial, recentemente impulsionada pela pandemia COVID-19 em 2020 que levou muitas pessoas a preferirem explorar o mundo dos investimentos no mercado de ações. Apenas em 2020 a empresa dobrou o número de clientes que operam por meio da sua plataforma. Além disso, a IOL está atualmente entre as cinco primeiras do ranking da ByMA (Bolsas de Valores e Mercados da Argentina) em termos de valores negociados de Ativos Patrimoniais, CEDEARs e Opções.
Por ser uma empresa que administra investimentos e informações confidenciais, a segurança da plataforma da IOL é o pilar fundamental de seus serviços financeiros. Para a empresa, é essencial que as operações e movimentações das contas de investimento dos seus clientes fiquem totalmente protegidas.

 

Plataforma abrangente de comunicação e segurança

Em 2018, a IOL iniciou uma expansão estratégica de sua infraestrutura física, tecnológica e de recursos humanos a fim de otimizar a experiência do usuário em sua plataforma. Nesse sentido, a empresa dobrou o quadro de funcionários em 2020, com colaboradores em quase todo o país, e projeta aumento semelhante para 2021. Aquele crescimento também representou um grande desafio na atualização da infraestrutura de rede da empresa e do modelo de segurança de TI.

“Procurávamos uma solução completa que pudesse atender a todas as nossas necessidades de rede e segurança. Escolhemos a Fortinet pela garantia de conformidade com as novas regulamentações, além do controle de rede facilitado e gerenciamento seguro de informações”, explica Joseph Calderón, coordenador de Infraestrutura da IOL.

 

Implementação segura e integrada em ambiente multicloud

O primeiro objetivo da migração foi interligar as filiais de Buenos Aires e Tucumán para compartilhar informações de forma adequada. A empresa possui um serviço 100% baseado em nuvem, com suporte em um modelo de nuvem híbrida no Azure e na AWS que exige conectividade consistente e segura, além de disponibilidade de compartilhamento de recursos a qualquer momento. A integração completa com este ambiente multicloud otimizou a experiência do usuário, melhorando o desempenho e a segurança do aplicativo.

A IOL implementou uma solução Fortinet Secure SD-WAN baseada no FortiGate, integrada com uma solução Fortinet Secure SD-Branch baseada no FortiSwitch e FortiAP nas filiais, de modo a otimizar a conectividade sem fio. Essa plataforma de rede e segurança permite obter uma VPN principal e uma VPN de backup, que operam de forma redundante e suportam uma alta demanda. Essa infraestrutura também oferece suporte a uma rede segura de recursos compartilhados.

A equipe de TI pode integrar rapidamente o ambiente multicloud do Azure e da AWS a partir do painel de tecnologia da Fortinet, gerenciar centralmente toda a rede e configurar diversas regras de segurança que antes não podiam
ser implantadas.

“A administração unificada é uma das principais vantagens da Fortinet, pois é possível lidar com políticas, relatórios e gerenciamento a partir de um único ponto”, destaca Calderon.

A IOL também usa o FortiAnalyzer para análise e registro de ameaças, por meio do qual obtém registros e relatórios de incidentes quando necessário, além de receber dados atualizados em tempo real sobre eventos de segurança cibernética em todo o mundo. A implantação da plataforma de rede e segurança foi realizada pela parceira Allkom.

“A Fortinet oferece uma tecnologia precisa e estável que nos ajuda a proteger totalmente nosso ambiente multicloud. A plataforma é intuitiva, interativa e altamente visual, o que facilita o gerenciamento centralizado. Isso nos garante segurança e tranquilidade enquanto trabalhamos”, diz Calderón.

Um desafio adicional para a equipe de TI foi ter a opção de fortalecer o trabalho remoto, uma vez que, com o início da pandemia, todos os colaboradores do IOL passaram a trabalhar nessa modalidade. Com a plataforma da Fortinet, todos os usuários podem ser conectar simultaneamente, sem falhas. A integração da proteção avançada de endpoint FortiClient também permitiu registros de acesso unificados. Hoje, os funcionários precisam apenas de seu nome de usuário e senha de domínio para se conectar a partir de escritórios ou locais remotos. Eles podem acessar as redes Wi-Fi nas filiais em seus computadores pessoais ou de qualquer lugar quando fazem login via VPN com o FortiClient. “Hoje, temos uma solução de rede que oferece conectividade transparente, permitindo que usuários se conectem de qualquer lugar de forma contínua e segura”, explica o coordenador.

“Agora, gerenciamos todos os nossos sistemas de rede e segurança com a Fortinet. A solução nos auxilia na execução de tarefas que antes tínhamos que fazer manualmente. Daqui para frente, podemos estender esse nível de segurança para outras áreas e sustentar o crescimento acelerado da empresa. Posso confiar, já que a plataforma funciona e cumpre todos os requisitos configurados de forma automatizada”, enfatiza Calderón.

A escolha da Fortinet pela IOL também foi motivada por custos.

“A Fortinet é uma solução acessível em termos de tecnologia e implementação, em comparação com outras marcas. Essa vantagem tem nos permitido reduzir custos e entregar serviços adicionais aos usuários”, finaliza.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Precisa de Ajuda?