Os benefícios do WI-FI 6: uma tecnologia fundamental para o retorno à normalidade

A cada ano, o crescimento da Internet está mais acelerado. Mesmo trabalhando no setor há mais de 25 anos, continuo a ficar impressionado com a expansão, inovação e resiliência da rede que usamos todos os dias para nos comunicar, trabalhar, aprender, comprar, vender e nos divertir.

Segundo o Relatório Anual da Cisco sobre a Internet, em 2023 teremos aproximadamente 30 bilhões de dispositivos conectados dos quais cerca de 13 bilhões serão dispositivos móveis pessoais. Isso significa mais de 1,5 dispositivos móveis pessoais para cada ser humano no planeta!

Só na América Latina, o número de dispositivos conectados deve chegar a 2.100 milhões e quase metade desse total será de dispositivos móveis. Além disso, estima-se que em dois anos teremos 900 milhões de dispositivos de IoT na América Latina. Só para lembrar, os dispositivos de IoT – sigla em inglês usada para identificar a Internet das Coisas – são aqueles capazes de se comunicar sem intervenção humana, e incluem desde pequenos sensores que medem a temperatura, a umidade e o nível de emissões carbono até câmeras de vídeo sofisticadas que transmitem em alta definição.

Apenas para contextualizar, em 2018, na América Latina, tínhamos cerca de 750 milhões de dispositivos móveis conectados e aproximadamente 350 milhões de dispositivos IoT.

E é exatamente esse aumento exponencial de dispositivos e dos dados que transitam entre eles que coloca tanta pressão sobre a rede atual. Para comportar todo esse crescimento, tornou-se necessário contar com novas tecnologias de rede e um dos grandes avanços que será implementado para os usuários é o Wi-Fi 6 (também conhecido como 802.11ax).

A sexta geração do Wi-Fi surge em um momento muito oportuno, dado o aumento do número de dispositivos conectados em decorrência da pandemia e do gradual retorno à normalidade. Como todas as empresas vão trabalhar em um formato híbrido, a qualidade da conexão sem fio será fundamental. Estima-se que as pessoas vão trabalhar no escritório três dias por semana e de casa os outros dois. Além disso, 98% das reuniões serão virtuais, o que implica em maiores requisitos de largura de banda.

Entre outros benefícios, a nova tecnologia Wi-Fi 6 permite ter um número maior de dispositivos conectados ao mesmo tempo sem perder desempenho. O avanço possibilita ainda que os dispositivos conectados economizem energia e, claro, sendo a 6° geração, essa tecnologia também oferece mais velocidade.

Esses aprimoramentos também se traduzem em uma configuração mais fácil da infraestrutura nos locais com uma vasta malha de dispositivos IoT, como POS, robôs, equipamentos de saúde e dispositivos de segurança, entre outros. Isso tudo deve permitir que o fluxo de informações seja mais dinâmico e facilitar a digitalização dos espaços.

Empresas como Apple, Samsung, Dell, HP e Lenovo já lançaram produtos que comportam o Wi-Fi 6, e o número de dispositivos que oferecem suporte à nova tecnologia deve crescer ao longo deste ano. Se a sua empresa – seja ela de pequeno, médio ou grande porte – está pensando em implantar uma nova rede Wi-Fi ou renovar a atual, o melhor a fazer é apostar no Wi-Fi 6. Para isso, na Cisco contamos com a família de access points Cisco Catalyst 9100 e Cisco Meraki.

 

Entre os benefícios que o WI-FI 6 oferece estão:

  • Alta capacidade: Trata-se de uma largura de banda com capacidade não só para viabilizar a comunicação com um dispositivo, mas para oferecer desempenho total do access point para a rede e para vários dispositivos. Essa capacidade permite transmitir vídeo 4k ou 8k a uma velocidade jamais vista e oferecer melhor suporte para os dispositivos de IoT.

 

  • Menor latência: Oferece uma rede confiável, sem interrupções, em ambientes onde há muitos dispositivos conectados.

 

  • Maior alcance: Graças ao uso combinado de duas bandas (2,4 e 5 Ghz), o sinal wireless chega mais longe e com maior potência.

 

  • Segurança avançadaO novo padrão dificulta, por exemplo, que alguém se conecte à sua rede sem fio sem permissão.

 

  • Compatibilidade com as redes anterioresO Wi-Fi 6 é perfeitamente compatível com o Wi-Fi 5, portanto, se você tiver dispositivos que funcionam com esta tecnologia, eles continuarão a operar normalmente

 

  • Eficiência energéticaA tecnologia conta com um sistema de economia de energia que prolonga a vida útil da bateria dos dispositivos móveis, tablets ou computadores conectados.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Precisa de Ajuda?