Proteger Perímetros e Microperímetros – O Futuro da Segurança Corporativa

Com a rápida evolução da segurança e a abundância de inovações que foram desenvolvidas nos últimos anos, pode ser fácil esquecer as tecnologias fundamentais que nos trouxeram a este ponto. Agora que o perímetro da rede é tudo menos estático, alguns podem se perguntar se o firewall, por exemplo, ainda é relevante e eficaz para proteger as empresas de hoje. A resposta é “sim”, agora mais do que nunca.

Conforme a paisagem mudou, o firewall se adaptou. Não podemos enfrentar os desafios crescentes de hoje com o firewall de ontem. A tecnologia de firewall avançou para acompanhar as grandes mudanças na forma como fazemos negócios. Ele evoluiu para ajudar a proteger a computação em nuvem, aplicativos SaaS, mobilidade, trabalho remoto e muito mais – contra-ataques cada vez mais furtivos.

A Cisco está liderando esta transição tornando o firewall um componente central de uma estratégia de segurança de confiança zero. Como resultado desse trabalho, recentemente fomos nomeados “líder” no 2020 Forrester Wave for Enterprise Firewalls, que avaliou 11 fornecedores e citou a Cisco como líder junto com apenas outro fornecedor. Os pontos fortes destacados no relatório incluem nossa ampla variedade de ofertas de segurança e a integração em nosso portfólio.

A Forrester também destaca a integração do firewall com outras tecnologias: “As aquisições do fornecedor da SourceFire, OpenDNS e Duo se integram bem em seu firewall corporativo e serviços associados. A plataforma Umbrella do fornecedor é mapeada para uma abordagem de ponta de Dia Zero e incorpora os principais serviços de segurança, como firewalls e CASBs, que podem ser entregues na nuvem”.

Estamos em uma posição única que permite que os clientes escolham os controles de segurança corretos e implantação flexível em seus ambientes. Você estará preparado para proteger:

  • Redes tradicionais, em nuvem, microssegmentadas e não perimetrizadas;
  • Endpoints com segurança DNS, EDR e VPN líder de classe;
  • Aplicativos em nuvem, microssegmentação e contêineres.

O firewall de hoje não pode mais operar em um silo. Deve ser parte de uma plataforma de segurança coesa, que possa se adaptar rapidamente às mudanças no ambiente de rede e no cenário de ameaças. E, de fato, ele deve servir de base para essa plataforma.

Afinal, estamos em meio a problemas associados ao aumento da mobilidade e da internet das coisas (IoT) com a evolução de 5G e Wifi6, adoção de serviços em nuvem, cargas de trabalho e dados para mover para várias nuvens/serviços SaaS e usuários e coisas acessando os dados fora do perímetro da empresa.

Veja como a Cisco está construindo o futuro do firewall por meio da nossa abordagem de plataforma para segurança:

De firewalls a firewall

Tradicionalmente o firewall era um dispositivo projetado para proteger tudo dentro do perímetro da rede. No entanto, com os dados e aplicativos corporativos de hoje residindo em muitos lugares diferentes e os usuários os acessando de uma quantidade infinita de locais, os perímetros convencionais foram transferidos para vários microperímetros, que precisam ser protegidos. Portanto, em vez de ver o firewall como um único dispositivo, devemos agora vê-lo como mais uma funcionalidade – que protege usuários e dados na rede, nuvem, endpoints e aplicativos – e em qualquer outro lugar onde os invasores possam se infiltrar.

Com o Cisco Secure Firewall, você obtém controles de segurança de primeira linha onde quer que seja necessário, com gerenciamento e aplicação de políticas consistentes e visibilidade unificada e aprofundada. A Cisco oferece mais que recursos de firewall tradicionais, pois incorpora prevenção de intrusão, filtragem de URL, visibilidade e controle de aplicativos e proteção avançada contra malware para proporcionar defesas robustas contra o leque cada vez maior de ataques cibernéticos. E é tudo apoiado pela inteligência de ameaças líder de mercado do Cisco Talos.

Implantação e gerenciamento flexíveis

A migração de dados para a nuvem e de usuários para locais remotos exige um novo nível de flexibilidade quando se trata de tecnologias de firewall. As organizações precisam de uma combinação de firewalls físicos, virtuais e baseados em nuvem para acomodar esta mudança e proteger o data center, sites remotos, ambientes de nuvem e todos os demais. Em especial, é crucial que as organizações pensem em modelos de várias nuvens e SASE. No entanto, com tantas implantações de firewall diferentes em vigor, às vezes pode ser difícil gerenciar todas e obter políticas consistentes e visibilidade perfeita.

Como líder mundial em rede e segurança, a Cisco está mais bem posicionada que qualquer outro fornecedor para integrar firewalls eficazes e controles de segurança em sua infraestrutura. Oferecemos uma ampla gama de opções de firewall – dispositivos físicos para ambientes de vários tamanhos, firewalls virtuais para nuvens públicas e privadas e firewalls fornecidos pela nuvem. Também facilitamos a incorporação de recursos de firewall diretamente em tecnologias de rede, como roteadores e SD-WAN.

E oferecemos gerenciamento de firewall para atender a uma grande variedade de requisitos, ajudando você a centralizar o gerenciamento, reduzir a complexidade e otimizar as operações. O Cisco Defense Orchestrator apoia as organizações na gestão de políticas em firewalls Cisco e em infraestrutura de nuvem pública. Reduzimos o tempo gasto em tarefas repetitivas de gerenciamento de segurança em até 90%, e nossa abordagem simplificada ficou ainda mais fortalecida pela recente introdução da plataforma Cisco SecureX, que está incluída em todos os produtos de segurança Cisco.

A plataforma é um requisito para o que há de melhor no gênero

Com a Cisco, o poder do seu firewall não termina nele. Construímos uma plataforma de segurança que permite uma abordagem mais ágil e integrada para harmonizar políticas e aplicação em redes cada vez mais heterogêneas. Com o Cisco SecureX, seu firewall se torna parte de um ecossistema de segurança fortemente integrado, que compartilha inteligência, expande a visibilidade e automatiza a correção. Assim, os demais itens do seu portfólio de segurança atuam como uma extensão natural do seu firewall.

De acordo com Mike Schofield, vice-presidente de Operações de Rede e Segurança Cibernética da Rackspace, “O Cisco Next-Generation Firewall [Cisco Secure Firewall] nos permite fornecer aos nossos clientes recursos e funcionalidades avançadas para a defesa contra ameaças em evolução, tudo por meio de uma plataforma única e unificada”.

Como parte de uma plataforma de segurança, seu firewall pode identificar e interromper mais ameaças, acelerando a resposta a elas e melhorando substancialmente sua postura de risco. Com a capacidade de integrar tecnologias da Cisco e de terceiros em uma única plataforma, você pode estender o poder do firewall com funcionalidades como acesso seguro, análise de rede, nuvem e segurança de endpoint, segurança de carga de trabalho e microssegmentação e muito mais. Cada integração permite que seu firewall se torne ainda mais forte e ele, por sua vez, pode enriquecer todo o seu ecossistema de segurança.

O portfólio de firewall da Cisco oferece maior proteção contra ameaças avançadas, pois aproveita recursos como IPS, proteção avançada contra malware, filtragem de URL e sandbox. Eles são desenvolvidos pelo Cisco Talos, nossa organização de pesquisa de inteligência contra ameaças líder do setor. O Talos defende os clientes da Cisco encontrando novos domínios de malware, URLs mal-intencionados e vulnerabilidades desconhecidas ou não divulgadas e escrevendo regras para ajudar a mitigá-los. Também oferecemos uma variedade de opções de gerenciamento  personalizadas (entregues na nuvem, centralizadamente e on-box) para atender seu ambiente e suas necessidades de negócios.

Além disso, os firewalls Cisco agora vêm com Cisco SecureX integrado para liberar todo o potencial de seus produtos de segurança em toda a rede, para todos os usuários, em todos os terminais, na nuvem e em todos os aplicativos.

O futuro do firewall

 Considere um firewall não como uma solução autônoma, mas como parte de uma plataforma aberta e integrada que será dimensionada para suportar o crescimento e a inovação da sua organização.

Se você estiver procurando uma nova experiência com firewall, selecione uma tecnologia que tenha recursos, flexibilidade e força para agregar valor ao futuro.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.