Ambiente de Trabalho Digital Inteligente

Transforme a base de sua rede para evoluir o futuro do trabalho

 

A EVOLUÇÃO DO AMBIENTE DE TRABALHO DIGITAL

O ambiente de trabalho global está mudando promovendo um relacionamento interativo e colaborativo com seus grupos de interesse. Este novo design de “instalação ativa” está  rapidamente substituindo o ambiente de trabalho passivo existente.

Novas tendências tecnológicas, como a Internet das Coisa (IoT), computação em nuvem, sistemas inteligentes de construção e dispositivos móveis de propriedade do usuário — juntamente com mudanças nas preferências dos funcionários, demografia e processos de trabalho digitalizados — criam uma nova demanda por um ambiente de trabalho físico significativamente atualizado. A pesquisa prevê que 11,2 bilhões de dispositivos de IoT estarão em prédios inteligentes até 2021, e 34% desses dispositivos serão instalados em escritórios comerciais gerais.1 Os profissionais de TI e os gerentes de negócios estão buscando soluções que facilitem a criação de um ambiente de trabalho digital mais inteligente, sem aumentar a complexidade ou o custo da sua tecnologia.

Esse novo ambiente de trabalho contém vários sensores e gateways interconectados que geram grandes volumes de dados. A maioria desses sistemas interoperam em tempo real, fornecendo análises de dados sofisticados e experiências de usuário aprimoradas para os funcionários, gerentes de construção, profissionais de TI e outros grupos de interesse.

A Aruba, uma empresa da Hewlett Packard Enterprise, chama esse novo fenômeno como “Ambiente de Trabalho Digital Inteligente”. Acreditamos que, até 2020, o ambiente de trabalho digital inteligente será a abordagem certa para a próxima geração de gerenciamento predial, segurança e tecnologia de usuário final, para uma empresa, instalação industrial, instituição educacional ou entidade governamental.

 

MOVENDO-SE NA VELOCIDADE DA INOVAÇÃO

Os ambientes de trabalho atuais estão adotando rapidamente novas soluções para satisfazer as demandas de usuários cada vez mais experientes em tecnologia. O desejo por fluxos de trabalho de consumo e suporte a um ambiente aberto de vários fornecedores está colocando novos requisitos na rede de ponta.

O ambiente de trabalho digital inteligente requer uma base de rede que forneça mais do que a conectividade tradicional oferece. Exige políticas sofisticadas e ferramentas de monitoramento para um ambiente diversificado de usuários finais, com o sem fio, e dispositivos de IoT de construção. A infraestrutura e os aplicativos de TI estão mudando rapidamente dos datacenters tradicionais para a nuvem, e isso exige novos padrões de desempenho e confiabilidade de rede — incluindo Wi-Fi sem interrupções, segurança e simplificação dos fluxos de tráfego de ponta, suporte a aplicativos baseados em nuvem e um forte ecossistema dos parceiros.

 

TENDÊNCIAS E CATALISADORES CRIAM NOVOS REQUISITOS

O crescimento do ambiente de trabalho digital inteligente está sendo impulsionado por várias tendências, que acreditamos que se intensificarão devido aos benefícios entregues e aos requisitos atendidos. Essas tendências incluem:

  • Tudo móvel. Os dispositivos móveis agora são onipresentes. Eles se conectam a aplicativos corporativos e à Internet. PCs e telefones fixos estão sendo substituídos por notebooks e smartphones, com ferramentas de comunicação unificadas e colaboração móveis (UCC). Novos tipos de dispositivos conectados estão sendo adotados rapidamente, como móveis conectados para personalizar espaços de trabalho, e iluminação inteligente para reduzir os custos de energia. Esses dispositivos conectados, juntamente com os sensores e gateways da IoT, exigirão que a orquestração e a aplicação de políticas de endpoints individuais sejam compatíveis com a segmentação do terminal do grupo por meio de roteamento, VLANs e outras abordagens comuns.
  • IoT avalanche. A Gartner prevê 20,8 bilhões de dispositivos de IoT em todo o mundo até 2020. Todos esses dispositivos devem ser conectados, protegidos e gerenciados individualmente. A rede deve ser dimensionada para suportar o fluxo de novos dispositivos e dados, a um custo incremental acessível por novo dispositivo ou byte. A demanda por menor custo incremental de implantação e operação é a razão pela qual acreditamos que a maioria dos dispositivos de IoT mais recentes favorecerão as primeiras conexões móveis.
  • Nuvem em todos os lugares. A infraestrutura de TI está migrando cada vez mais para a nuvem, para fornecer flexibilidade, eficiência e simplicidade. A migração se estende por todas as camadas de tecnologia, desde a infraestrutura básica até os aplicativos de negócios. A rede deve suportar vários modelos de conectividade de nuvem pública e privada em todos os níveis. Isso requer uma funcionalidade que possa gerenciar de forma flexível dispositivos e conexões sem uma orquestração complexa semelhante a um datacenter.
  • Requisitos de segurança mais rigorosos, impostos pela crescente quantidade de ameaças e pelo conjunto de riscos que as acompanham. Maior regulamentação e conformidade são os principais impulsionadores para maior segurança e controle. Ataques sofisticados de negação de serviços podem forçar uma empresa a sair do mercado.

 

UMA FUNDAÇÃO DE REDE MAIS INTELIGENTE PARA UM AMBIENTE DE TRABALHO INTELIGENTE

O futuro do trabalho será definido por experiências de trabalho inteligentes, possibilitadas pelas tecnologias certas. E os melhores projetos de espaço de trabalho permitirão criatividade, colaboração, velocidade e liberdade. Projetada para uma inovação rápida na era móvel, IoT e na nuvem, a Aruba oferece uma experiência de rede segura e ininterrupta numa única infraestrutura definida por software — projetada para ser mobile first e fornecer uma rede aberta, segura e autônoma. Ela incorpora uma abordagem de ponta a ponta versus saída de núcleo, em que usuários e dispositivos conduzem o comportamento da rede subjacente para fornecer melhor confiabilidade, segurança e análise do que seus predecessores.

  • Mobile First – Criada para fornecer conectividade sem fio Wi-Fi e com fio para ambientes onde as conexões móveis, IoT e na nuvem são de missão crítica. Isso permite que as pessoas se movimentem enquanto estão conectadas e as empresas inovem sem estarem vinculadas a uma infraestrutura com fio ou a um espaço físico fixo.
  • Segurança – Controles e análises avançados fornecem gerenciamento e monitoramento granular para ameaças internas e externas, com segurança incorporada em todos os níveis da rede.
  • Aberta – Oferece uma ampla variedade de APIs, interfaces de usuário e dados acessíveis que maximizam a integração e a automação com os ambientes de TI e de linha de negócios, além de oferecer suporte a uma estratégia de vários fornecedores — sem bloqueio de fornecedores.
  • Autônoma – Fornece análise contextual por meio do aprendizado de máquina para ajustar o desempenho ou permitir resposta de ataque automatizada em tempo real, para identificar proativamente e evitar problemas de segurança e de rede antes que os negócios sejam afetados.

 

UM ECOSSISTEMA DE PARCEIROS AJUDA A ACELERAR A ADOÇÃO

A promessa do ambiente de trabalho digital inteligente exige um novo ecossistema de parceiros que possam trabalhar juntos para atender às necessidades de uma base de clientes compartilhada. Coletivamente, estamos comprometidos em fornecer a melhor experiência no ambiente de trabalho, por meio de inovações em tecnologia, estrutura do imóvel e outros campos.

 

A ABORDAGEM DA ARUBA AO AMBIENTE DE TRABALHO DIGITAL INTELIGENTE

Nossa abordagem ao ambiente de trabalho digital inteligente compreende dois pilares fundamentais:

  1. A Arquitetura Mobile First e o conjunto de produtos da Aruba, desenvolvidos especificamente para fornecer uma plataforma sensorial e de comunicação para a tecnologia do ambiente de trabalho digital inteligente;
  2. Uma abordagem ecossistêmica para construir o ambiente de trabalho digital inteligente além da plataforma de rede.

Os destaques da Arquitetura Mobile First da Aruba e do ecossistema incluem:

  • Arquitetura única para redes sem fio, e com fio, de alta capacidade
  • Gerenciamento abrangente de políticas e segmentação de dispositivos, usuários e serviços conectados
  • Aruba 360 Secure Fabric de ponta a ponta incluindo detecção de ameaças e ataques com tecnologia de IA
  • Serviços no nível do aplicativo para localização, detecção de ativos e muito mais
  • APIs ricas e flexíveis para integração e gerenciamento
  • Ferramentas analíticas, painéis e UIs avançadas e orientadas por IA para gerenciar a rede
  • Um ecossistema de parceiros em toda a UCC, imóveis, segurança e proteção, construção de IoT, serviços de tecnologia e aplicativos de usuário final

 

EXPERIÊNCIAS NO AMBIENTE DE TRABALHO DIGITAL INTELIGENTE

Experiências aprimoradas podem agregar valor a uma organização e seus grupos de interesse, com inúmeros benefícios, tangíveis e intangíveis. A Arquitetura Mobile First da Aruba foi projetada para oferecer suporte a esses casos de uso:

  • Os funcionários podem usar dispositivos pessoais inteligentes, ampliados com sensores de IoT, para registrar o espaço flexível, encontrar salas de conferência disponíveis, navegar pelo campus, seguir protocolos de segurança, localizar visitantes, ajustar o clima e a iluminação, e controlar móveis inteligentes. As ferramentas de UCC sem fio de alta qualidade aumentam a produtividade e a flexibilidade.
  • Os funcionários remotos podem acessar a conectividade corporativa segura, da mesma maneira que fazem no escritório.
  • Os visitantes podem entrar em um prédio, notificar automaticamente seus anfitriões, navegar até seu destino, usar uma conexão Wi Fi personalizada e segura, e conectar-se a instalações de AV por meio de um único fluxo de trabalho de registro de construção.
  • A equipe de gerenciamento e segurança de edifícios pode monitorar e otimizar as condições ambientais em tempo real, receber alertas de vários sistemas em um fluxo coordenado, responder mais rapidamente a emergências internas, gerenciar a utilização do espaço e ajustar os sistemas de edifícios para melhor atender às necessidades dos ocupantes
  • Os gerentes de TI e engenheiros de rede podem usar ferramentas de rede avançadas de aprendizado de máquina para reduzir os custos operacionais e de implantação. A integração de análise e resposta automatizada com sistemas internos e externos facilita monitorar a rede e a gerenciar problemas de segurança ou desempenho.

 

Para maiores informações, entre em contato conosco!

 

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.